Casa do Benin

A programação de outubro da Casa do Benin traz exposição, palestra, aulas de capoeira, dança afro, ensaio dos Insênicos e vai à escola e ao hospital, também.

A Casa abre de segunda a sexta* para visitação – agendada ou espontânea – das 09 às 17h. No espaço tem a exposição permanente com objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo. Este acervo pertence, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger.

No mês das crianças, o projeto de arte educação A Casa Vai à Escola 2016, que leva atividades arte-educativas, há três anos, para crianças nas escolas municipais, através de uma abordagem pedagógica e museológica sobre o acervo da Casa do Benin, expande fronteiras e leva a Casa ao hospital, com a edição extra e especial: A Casa Vai à Escola e ao Hospital Também visitando a Unidade de Oncopediatria do Hospital Aristidez Maltez, localizada no bairro de Brotas, quarta-feira (05/10), das 09 ás 11h, em parceria com a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, projeto que pertence ao quadro da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. O convidado para ministrar a Oficina Cultural é o Grupo Estórias com Magia.

Sexta-feira (07), no Espaço Jeje-Nagô, acontece o Congresso Cultural Lua Branca, 18h30 às 21h com palestra sobre capoeira-fomentação e difusão da cultura popular.

Todas as segundas e quartas são oferecidas aulas de Dança Afro para a amadores e interessados no campo das tradições africanas, dança e terapia, como parte do projeto desenvolvido pelo professor Amilton Lino, das 10 às 12h.

Às terças e quintas, das 13 às 17h, o dançarino Slleyk da Bahia traz o Made in Bahia, projeto que promove um intercâmbio cultural entre Bahia e o mundo através de aulas de dança afro, teatro e música, aberto ao público.

Nas noites de terça e quinta, das 19 às 21h, o Grupo Gangara dá Aulas De Capoeira, sob a coordenação de Franciane Simplício.

Todas as quintas, das 9h ás 12h a Casa abre as portas para os ensaios do Grupo de Teatro Os Insênicos, formado por atores portadores de transtornos mentais, sob a coordenação de Renata Berenstein.

Na quinta-feira (20), das 14 às 16:30h, A Casa Vai à Escola chega em São Caetano com o Grupo de Capoeira Esquivando, levando a oficina cultural coordenada pela arte educadora da Casa do Benin, Régia Ribeiro, para a Escola Municipal Cônsul Schindler.

Já na quarta-feira (26), das 14 às 16:30h, quem recebe a visita da Casa do Benin através do projeto A Casa Vai à Escola com o Grupo de Capoeira Esquivando é a Escola Municipal Antonio Pithon – Fazenda Coutos.

A exposição Temas Baianos pelos olhos e mãos de Erna Martinez traz uma mostra de esculturas que expressam o universo místico da Bahia pela simbologia poética dessa argentina apaixonada pela Bahia, seus cantos e encantos. De 01 a 31 de outubro (seg-sex*), na Sala Lina Bo Bardi, das 09h às 17h.

·        A Casa Vai à Escola e ao Hospital Também

Quando: Quarta-feira – 05/10 – das 09 às 11h

O que: A Casa Vai à Escola e ao Hospital Também – edição especial da ação A Casa Vai à Escola, promovida pela Casa do Benin em parceria com a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce - projeto da Smed (Secretaria Municipal de Educação)

Onde: Unidade de Oncopediatria do Hospital Aristidez Maltez – Brotas

·        A Casa Vai à Escola

Quando: Quinta-feira – 20/10 – das 14 às 16:30h

O que: A Casa Vai à Escola com o Grupo de Capoeira Esquivando, leva oficina cultural sobre o acervo da Casa do Benin para escolas da rede municipal.

Onde: Escola Municipal Cônsul Schindler- São Caetano

·        A Casa Vai à Escola

Quando: Quarta-feira – 26/10 – das 14 às 16:30h

Onde: Escola Municipal Antonio Pithon – Fazenda Coutos

- Informações sobre A Casa Vai à Escola: Régia Ribeiro – arte educadora da Casa do Benin e coordenadora da ação – 71 9 8839-8134

• Congresso Cultural Lua Branca

Quando: Sexta-feira (07), das 18h30 às 21h

O que: Palestra sobre capoeira-fomentação e difusão da cultura popular.

Contato: Tanivaldo - 71 9 9304-4205 | 9 8840-8274

• Exposição permanente Pierre Verger

Quando: Segunda a Sexta-feira, das 09 às 17h

O que: Exposição permanente com coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger

• Aula de Dança Afro – professor Amilton Lino

Quando: Segundas e quartas, das 10 às 12h

O que: Aula de Dança Afro com professor Amilton Lino

• Made in Bahia – aulas de dança afro, teatro e música

Quando: Terças e quintas, das 13 às 17h

O que: Projeto do dançarino Slleyk da Bahia que promove um intercâmbio cultural entre a Bahia e o mundo através de aulas de dança afro, teatro e música. Aberto ao público.

• Aulas de Capoeira

Quando: Terças e quintas, das 19 às 21h

O que: Aulas de Capoeira com Grupo Gangara

• Ensaio dos “Insênicos”

Quando: Todas as quintas, das 9h ás 12h

O que: Ensaios do Grupo de Teatro Os Insênicos, formado por atores portadores de transtornos mentais, sob a coordenação de Renata Berenstein

• Exposição Temas Baianos pelos olhos e mãos de Erna Martinez

Quando: De 01 a 31 de outubro (seg-sex)* - das 09h às 17h

O que: mostra de esculturas que expressam o universo místico da Bahia

Onde: Sala Lina Bo Bardi

Contato Exposição Temas Baianos: Erna ( artista) : 98729-1141 | Lina Campos (curadora) : 3264-5875 / 9964-6768

Toda programação é gratuita.

Dúvidas, informações e agendamento de visitas: 3202-7890

*Exceto feriados