Prefeitura Municipal de Salvador

Presidente

 

Fernando Guerreiro. Foto: Joá Souza

Fernando Guerreiro é diretor teatral, gestor e radialista. Um dos maiores responsáveis pela popularização e retomada do teatro baiano, além de ser um grande descobridor de talentos no teatro, na televisão e no cinema.

Guerreiro já dirigiu mais de 60 espetáculos teatrais em 40 anos de carreira, com destaque para “A Bofetada”,”Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia”, ”Os Cafajestes” e está em cartaz com “De Um Tudo”, comédia musical que faz uma sátira divertida sobre o modo de ser do baiano.

É um dos apresentadores do programa de rádio Roda Baiana, revista diária que trata de cultura e comportamento, de segunda à sexta-feira, às 13h, na Rádio Metrópole.

 

Desde 2013, é presidente da Fundação Gregório de Mattos, em Salvador, na Bahia. Em seu sexto ano à frente da FGM, Guerreiro situou Salvador entre as capitais que mais avançaram na política cultural nesta década. Investiu na institucionalização da cultura ao implantar o Sistema Municipal de Cultura e implementar os principais componentes. Salvador conta, finalmente, com legislação específica de Patrimônio, assegurando a salvaguarda de bens materiais e imateriais em diversos processos de tombamento e registro. O Programa de Fomento Arte em Toda Parte reúne editais que promovem a diversidade cultural, democratiza e descentraliza a distribuição dos recursos, abrangendo desde projetos estruturantes da economia criativa até iniciativas de agentes culturais comunitários. A requalificação dos equipamentos, reestruturação do Boca de Brasa, retomada do Viva Cultura, lei de apoio a cultura através de incentivos fiscais, novos espaços culturais descentralizados, fomento ao audiovisual, através da criação da Salvador Filmes e fomento à literatura, com o lançamento do Selo João Ubaldo Ribeiro são algumas das principais marcas de sua gestão.