Capoeira Viva nas Escolas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Prefeitura de Salvador,  o edital "Capoeira Viva nas Escolas" contempla propostas voltadas ao ensino da Capoeira, de acordo à legislação vigente e as diretrizes da política cultural e de educação do município, o Plano de Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira na Bahia, a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial aprovadas pela UNESCO e ratificadas pelo governo brasileiro.

A parceria entre a FGM e SMED além de dar continuidade à política de Salvaguarda da Capoeira, conforme a Lei 8.550/2014 – Normas de Proteção e Estímulo do Patrimônio Cultural do Município de Salvador, visa também investir no trabalho com a cultura da capoeira nas escolas públicas municipais de Salvador, incentivando a difusão e transmissão da capoeira como expressão cultural mundialmente conhecida, entre as crianças e os adolescentes, como prevê a Lei 9.072/2016 – que reconhece a capoeira como expressão cultural e esportiva, de caráter educacional e formativo, e permite o estabelecimento de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de ensino municipais, públicos ou privados.