Prefeitura Municipal de Salvador

Patrimônio É... Museu: Uma via para Construção da Memória da Cidade

Patrimônio É... Museu: Uma via para Construção da Memória da Cidade

Próxima terça (25), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, acontece a edição especial Festival da Primavera 2018 do Patrimônio É... Este mês, o tema será Museu: Uma via para Construção da Memória da Cidade. A roda de conversa vai contar com a participação das museólogas: a PhD em História Graça Teixeira, Ângela Petitinga, sócia da DOC-EXPÕE Gestão Museológica e Documental Ltda e especialista em Crítica de Arte e em Gestão Empresarial e Cássia Vale, coautora do Projeto Patrimônio Cidadão programa que visa à sensibilização para apropriação e preservação do patrimônio cultural afro brasileiro. A mediação fica por conta de Jane Palma, museóloga e gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos.

Sobre as expositoras:

Graça Teixeira

Museóloga e Pós Doutora em História pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É professora da Universidade Federal Bahia e coordenadora do Museu Afro Brasileiro. Atua nas áreas de conservação preventiva de acervos etnográficos, artísticos e históricos; planejamento e organização de espaços museais, gênero e patrimônio.

Angela Petitinga

Museóloga e sócia da DOC-EXPÕE Gestão Museológica e Documental Ltda. Especialista em Crítica de Arte e em Gestão Empresarial. Foi representante do Estado da Bahia no Fórum de Museus do Nordeste, de 1988 até 1991. Responsável pela documentação, projeto e execução de diversas exposições e acervos brasileiros.

Cássia Valle

Museóloga, atriz, escritora e produtora cultural, membro do colegiado gestor do Bando de Teatro Olodum. Coautora do Projeto Patrimônio Cidadão programa que visa à sensibilização para apropriação e preservação do patrimônio cultural afro brasileiro. Atua na área de museologia social, patrimônio, memória e identidade.

 

Patrimônio É...

Projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

A Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a Faculdade Livre da Maturidade São Bento, que fica no anexo da Igreja da Graça. A instituição promove curso livre de atualização cultural e qualidade de vida para homens e mulheres com mais de cinquenta anos. São oferecidos aos alunos atividades para bem estar físico, mental, espiritual e social, através de uma grade composta por oficinas de dança, pintura, artesanato, idiomas, moda, música, teatro, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, o grupo realiza e participa de eventos, festas, passeios, viagens, palestras e muitos mais. Durante todo o ano, os discentes da melhor idade têm cadeiras garantidas em todas as edições do Patrimônio É... 2018.

Salvador Memória Viva

O Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo divulgação e recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e o estabelecimento de rodas de conversas mensais com a sociedade, com temas atinentes a essas questões. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.

SERVIÇO

O que: Patrimônio É... Museu: Uma via para Construção da Memória da Cidade. A roda de conversa conta com a participação das museólogas a PhD em História Graça Teixeira, Ângela Petitinga, sócia da DOC-EXPÕE Gestão Museológica e Documental Ltda. Especialista em Crítica de Arte e em Gestão Empresarial e Cássia Vale, coautora do Projeto Patrimônio Cidadão programa que visa à sensibilização para apropriação e preservação do patrimônio cultural afro brasileiro. Mediação: Jane Palma, museóloga e gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos.

Quando: 25/09, às 18h

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha

GRATUITO