Prefeitura Municipal de Salvador

Fundação Gregório de Mattos divulga Resultado Final da Etapa de Avaliação Pós Prazo de Recurso de Propostas do Prêmio Capoeira Viva Salvador – Ano II

Fundação Gregório de Mattos divulga Resultado Final da Etapa de Avaliação Pós Prazo de Recurso de Propostas do Prêmio Capoeira Viva Salvador – Ano II

 

Foi divulgado, no Diário Oficial do Município (DOM) www.dom.salvador.ba.gov.br, do dia 20 a 22 de outubro de 2018, páginas 30 e 31, o resultado final da etapa de Avaliação, decorrido praz de recurso, de Propostas do Prêmio Capoeira Viva Salvador – Ano II.

A assinatura do Termo de Compromisso está condicionada à apresentação de documentação complementar constante no item 5.4 do Edital, no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da data de divulgação (22/10) deste resultado final da avaliação e seleção.

 

O descumprimento do prazo para apresentação de toda a documentação complementar acarretará a desclassificação da proposta selecionada e convocação do respectivo suplente, por ordem de classificação.  IMPORTANTE LER ATENTAMENTE A PUBLICAÇÃO NO DOM!

Prêmio Capoeira Viva Salvador – Ano II

 A Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão da Prefeitura de Salvador, através do Edital 006/2018, visa fomentar e apoiar ações de fortalecimento e valorização da Capoeira realizadas na cidade de Salvador, em consonância com as diretrizes de política cultural do município, o Plano de Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira na Bahia, a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial aprovadas pela UNESCO e ratificadas pelo governo brasileiro.

O Prêmio vai contemplar mestres, contramestres, professores, instrutores, pesquisadores e praticantes da Capoeira, bem como representantes de grupos culturais de Capoeira não formalizados, que sejam domiciliados ou sediados em Salvador há pelo menos dois anos

Serão premiadas 09 (nove) propostas de R$20.000,00 (Vinte Mil Reais) e classificadas até 05 (cinco) propostas suplentes. A prioridade será para projetos que contemplem ocupação criativa de espaços não convencionais, como praças públicas, parques, ruas e museus da cidade do Salvador, salvo insuficiência de demanda e/ou inadequação aos critérios de avaliação e seleção estabelecidos neste edital. As propostas deverão ter execução, desde a pré-produção, prevista para o período compreendido entre 1º de dezembro de 2018 até 30 de julho de 2019.

 

Clique aqui para ler a publicação no DOM com as propostas selecionadas.

 

1. Propostas selecionadas:

 

ID

PROPONENTE

PROPOSTA

RESUMO

4452

ANA LUIZA PINTO PALMA SANTOS

RODA DA VELA

A RODA DA VELA É UM RITUAL SIMBÓLICO DA CAPOEIRA ANGOLA EM SALVADOR, REALIZADA UNICAMENTE PELA ASSOCIAÇÃO GINGARTE A.GI.CU.C.AN COM COORDENAÇÃO DO MESTRE DNEI. É REALIZADA DESDE 2007 E BUSCA HOMENAGEAR OS ANCESTRAIS QUE RESISTIRAM PRESSÃO QUANDO A CAPOEIRA ERA UMA CONTRAVENÇÃO PENAL, RECRIANDO O CENÁRIO VIVENCIADO PELOS NEGROS ESCRAVIZADOS NO QUE TANGE NÃO SÓ A CAPOEIRA, MAS A CULINÁRIA, ESPIRITUALIDADE, ETC. O EVENTO RECRIA ESTE CENÁRIO E DEBATE OS ASPECTOS IDENTITÁRIOS DO NEGRO BRASILEIRO

4495

ASSOCIAÇÃO CULTURAL MENINOS DA BAHIA

VIVENDO A CAPOEIRA E RESGATANDO A CIDADANIA

REALIZAR DOIS ENCONTROS PARA PRATICA DA CAPOEIRA EM SALVADOR, COM AS ATIVIDADES DE

OFICINA DE BERIMBAU, DANÇA DE RODA, PALESTRAS SOBRE ANCESTRALIDADE E AFRO DESCENDÊNCIA E RODA DE CAPOEIRA DENOMINADA "RODA DE FOGO" E "RODA DO CANDIEIRO" E UM INTERCÂMBIO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS NA ILHA DE MARÉ, REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR COM ATIVIDADES DE PUXADA DE REDE E RODA DE CAPOEIRA.

4738

AUGUSTO JANUÁRIO PASSOS DA SILVA

CAPUÊRA NA LATA

OFICINAS DE CRIAÇÃO E DIFUSÃO DE SABERES E PRÁTICAS DA CAPOEIRA DE FORMA CRIATIVA E INTERATIVA, MINISTRADAS PELO MORADOR DO BAIRRO, MESTRE AUGUSTO JANUÁRIO E O CONVIDADO MESTRE SANTAROSA, UTILIZANDO COMO PLATAFORMA DE CRIAÇÃO E DIFUSÃO, UM MICROSYSTEM ARTESANAL FEITO DE LATA, QUE PROJETA VIDEOS E TOCA MÚSICAS.

O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE PROJETO É CRIAR UMA PROGRAMAÇÃO AUDIOVISUAL

ORIGINAL A PARTIR DAS OFICINAS CRIATIVAS, BASEADAS EM AÇÕES DO PLANO DE SALVAGUARDA DA CAPOEIRA NA BAHIA, COM O FOCO NA MUSICALIDADE, ETIMOLOGIA DA

CAPOEIRA, CULTURA DO CORDEL NA CAPOEIRA, MEMÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL,

PARA A COMUNIDADE JOVEM DA BOA VIAGEM NA CIDADE BAIXA.

4210

CHRISTINE NICOLE ZONZON

MULHERES DA PÁ VIRADA:HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS NA CAPOEIRA

COM UMA EQUIPE COMPOSTA POR MULHERES ATUANTES NA CAPOEIRA, A PRODUÇÃO DE UM CURTA METRAGEMQUE CUMPRE A FUNÇÃO DE SER, AO MESMO TEMPO, UM MATERIAL DE PESQUISA SOBRE A TRAJETÓRIA DE MULHERES NA CAPOEIRA, UM MATERIAL DIDÁTICO PROMOVENDO A VISIBILIDADE DA MULHER NESSE UNIVERSO E UMA FERRAMENTA QUE CONTRIBUIRÁ EM MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA QUE A CAPOEIRA POSSA RESPONDER ÀS METAS DEFINIDAS NO SEU PLANO DE SALVAGUARDA CONTEMPLANDO A IGUALDADE DE GÊNERO E A DIVERSIDADE NA CAPOEIRA.

4636

ELMA PINHO DOS SANTOS

1° CONGRESSO DE CAPOEIRA DE CAJAZEIRAS

PRIMEIRO CONGRESSO DE CAPOEIRA DENTRO DO BAIRRO DE CAJAZEIRAS, NA ÁREA ABERTA DO COLÉGIO MUNICIPAL ULISSES GUIMARÃES, NO CAPOERODROMO LOCALIZADO DENTRO DO COLÉGIO, COM ALUNOS, MESTRES, CONTRAMESTRES DO GRUPO SEMENTE DA CULTURA E DE OUTROS GRUPOS. ASSIM COMO TODA COMUNIDADE DO BAIRRO COMO POR EXEMPLO ALUNOS DO COLÉGIO, PAIS E FAMILIARES CONVIDADOS

4697

FRANCIANE SIMPLICIO FIGUEIREDO 88585034572

A CAPOEIRA NAS ONDAS DO RÁDIO

O PROJETO A CAPOEIRA NAS ONDAS DO RÁDIO VEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE SALVAGUARDA E DIFUSÃO DA CAPOEIRA ATRAVÉS DE UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO DE LONGO ALCANCE. SERÁ CRIADO UM PROGRAMA DE 1 MINUTO COM CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA CAPOEIRA A SEREM VEICULADOS NAS RÁDIOS DE SALVADOR. A IDEIA É CONVIDAR PESQUISADORES RENOMADOS E MESTRES DA CAPOEIRA, PARA GRAVAR PÍLULAS DE 1 MINUTO A CERCA DO TEMA E VEICULAR NAS RÁDIOS DE SALVADOR, DURANTE UM PERÍODO MÍNIMO DE 2 MESES.

4726

JOSELITO FIGUEIREDO FERREIRA

HUNGOS - FESTIVAL DE ORQUESTRAS DE CAPOEIRA

O FESTIVAL SERÁ UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO E MOTIVADOR DA CULTURA E CIDADANIA, ONDE ASSOCIAÇÕES E GRUPOS INDEPENDENTES DE CAPOEIRA POSSAM MOSTRAR SEUS TRABALHOS EM PRAÇA PÚBLICA DE SALVADOR. DESTACA-SE QUE PARALELAMENTE AO EVENTO DE APRESENTAÇÃO DAS ORQUESTRAS DE BERIMBAU, HAVERÁ UMA “OFICINA DE PRODUÇÃO DE BERIMBAUS”.

4328

MARCIA ROGERIA ANDRADE SOUZA

A BENÇÃO A MEUS MAIS VELHOS: RESPEITO A MATRIZ AFRICANA PRINCÍPIOS DO CANDOMBLÉ ANGOLA COMO FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA

VISA DIFUNDIR E RESGATAR AS INFLUÊNCIAS DO CANDOMBLÉ NA CAPOEIRA, ESPECIFICAMENTE DOS POVOS BANTOS - PRIMEIROS AFRICANOS A CHEGAR NO BRASIL. DESSA FORMA, PROPÕE-SE UM EVENTO DE TRÊS DIAS NO QUAL OS PARTICIPANTES TERÃO ACESSO A: VIVÊNCIA COM MESTRES DE CAPOEIRA EM UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ, QUE SEGUE AS TRADIÇÕES DA “NAÇÃO ANGOLA”; RODA DE CONVERSA; OFICINAS TEÓRICAS E PRÁTICAS; RODA DE CAPOEIRA E CAMINHADA COM CANTIGAS DA NAÇÃO ANGOLA, UTILIZADAS NA CAPOEIRA.

4424

RILDO DO AMOR DIVINO SANTOS

CAPOEIRA NOVO MUNDO – FORTALECENDO A CULTURA

ESTRUTURAÇÃO DO GRUPO CAPOEIRA NOVO MUNDO, COM FOCO PRINCIPAL NA CAPOEIRA REGIONAL, PARA ALUNOS DE FAIXA ETÁRIA DIFERENCIADA, DESENVOLVENDO ATIVIDADES DENTRO DO PARQUE SÃO BARTOLOMEU, TENDO  MESTRE RILDO COMO ÚNICO MESTRE DE CAPOEIRA RESIDENTE E RESPONSÁVEL EM DESENVOLVER AÇÕES DE ENSINO DA HISTÓRIA DA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL, PASSANDO PELOS MESTRES CRIADORES E OS MESTRES QUE DIFUNDIRAM PELO PAÍS E PELO MUNDO; DIFERENÇAS ENTRE CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL COM RELAÇÃO AO JOGO, GOLPES, MUSICALIDADE E TOQUES; ÊNFASE NA CAPOEIRA REGIONAL EM RELAÇÃO A JOGO, MÚSICA, TOQUES DE BERIMBAU, PANDEIRO, ATABAQUE E TIMBAU; CONFECÇÃO DE BERIMBAU E PRÁTICA DOS PRINCIPAIS TOQUES REGIONAL E ANGOLA;  CULTURA POPULAR COMO MACULELÊ, PUXADA DE REDE, SAMBA DE RODA COMO PREPARO PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS ALUNOS PARA SHOW E AULAS;  SUPORTE E APOIO AO CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE.

 

2. Propostas suplentes em ordem de classificação:

 

ID

PROPONENTE/CLASSIFICAÇÃO

PROPOSTA

RESUMO

4710

1º SUPLENTE NORIVAL MOREIRA DE OLIVEIRA - MESTRE NO

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DA CAPOEIRA ANGOLA PALMARES: REGISTRO DOS SABERES DE MESTRE NÔ.

O PROJETO SE INSERE NAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DO GRUPO CAPOEIRA ANGOLA PALMARES, CRIADO EM 1979, POR MESTRE NÔ. PARA AS COMEMORAÇÕES, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, SERÃO REALIZADAS: DUAS RODAS DE CONVERSA COM MESTRE NÔ QUE ABORDARÃO TEMAS DE SUA HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO NA CAPOEIRA; DUAS RODAS DE CAPOEIRA E; A GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO E AO VIVO DO CD COMEMORATIVO “CAPOEIRA ANGOLA PALMARES 40 ANOS”. PREVÊ A EXECUÇÃO DAS AÇÕES EM PRAÇA PÚBLICA E NA SEDE DO GRUPO NA BOCA DO RIO. EVENTO GRATUITO.

4334

2º SUPLENTE ADAILSON PAIXAO DA SILVA

EU TAMBÉM CANTO BAHIA

O PROJETO ‘EU TAMBÉM CANTO BAHIA’ OBJETIVA FOMENTAR O RESGATE E MANUTENÇÃO DAS TRADICIONAIS CANTIGAS DE CAPOEIRA BAIANA, ATRAVÉS DE UM EVENTO QUE CONTARÁ COM A PRESENÇA DE GRANDES MESTRES DO ESTADO. OCORRERÁ TAMBÉM A APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA DE BERIMBAUS AFINADOS OBA DX, RODA DE CONVERSA COM A PARTICIPAÇÃO DOS MESTRES E DO PÚBLICO PRESENTE, FINALIZANDO COM UMA RODA DE CAPOEIRAGEM, ONDE SERÁ REALIZADA A GRAVAÇÃO DE UM CD, AO VIVO, COM AS PRINCIPAIS COMPOSIÇÕES DOS MESTRES CONVIDADOS.

4694

3º SUPLENTE NAHUEL MINGOTE

PRAÇA CAYRU: CELEIRO DE BAMBAS DA VELHA BAHIA

REALIZAÇÃO DE ENCONTROS COM NA PRAÇA CAYRU COM MESTRES ANTIGOS QUE VIVERAM E FIZERAM A HISTÓRIA DAS RODAS DA RAMPA DO CAIS, MERCADO MODELO E PRAÇA CAYRU PARA TRANSMISSÃO DOS SABERES TRADICIONAIS. PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO DE PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DA CAPOEIRA DE REGISTRO E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DESSES MESTRES E DA CAPOEIRAGEM DE RUA NAS IMEDIAÇÕES DO MERCADO. DIVULGAÇÃO NA REDE, EM ESCOLAS, CENTROS CULTURAIS, FESTIVAIS DE AUDIOVISUAL E EVENTOS DE CAPOEIRA.

4713

4º SUPLENTE RAIMUNDO MÁRIO RIBEIRO DE FREITAS

GINGANDO POR LIBERDADE – EMPODERAMENTO FEMININO E CULTURA DE PAZ

O PROJETO VISA DESENVOLVER UMA REDE DE INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE AS ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SÓCIOEDUCATIVA DA FUNDAC COM ADOLESCENTES E JOVENS DE DIFERENTES COMUNIDADES DE SALVADOR QUE TRABALHAM COM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

4620

5 ª SUPLENTE CRISTINA MARIA FAZZITO 863373905-47

CAPOEIRA NO MUSEU

REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO “JOGANDO COM CAPOEIRA” PARA CRIANÇAS DESDE OS 2 ANOS EM 7 COMUNIDADES.

EXPOSIÇÃO DOS DESENHOS DAS CRIANÇAS JUNTO A MAIS DE 60 OBRAS (PINTURAS, ESCULTURAS, DESENHOS E FOTOGRAFIAS) DA ARTISTA “GANDAIA” NUM MUSEU.

PRODUÇÃO DO EVENTO ABERTURA INCLUINDO APRESENTAÇÕES CULTURAIS E OFICINAS ARTÍSTICAS INSPIRADAS NA CULTURA DE MATRIZ AFRICANA.

 

3. Resultado do recurso interposto:

 

 

ID

PROPONENTE / PROPOSTA

RESULTADO DO RECURSO

 

4282

 

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA NEGRA LUTA CAMARÁ / UM UNIVERSO CONSCIENTE E AMBIENTAL NA RODA DA CAMARÁ CAPOEIRA

 

 

INDEFERIDO