Prefeitura Municipal de Salvador

Dia do Patrimônio é celebrado com ações de educação patrimonial pela FGM

Dia do Patrimônio é celebrado com ações de educação patrimonial pela FGM

 

No dia 17/08 em comemoração ao Dia do Patrimônio e ao primeiro ano do projeto #Reconectar, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai dar início ao Circuito #Reconectar, mais uma ação do Salvador Memória Viva, programa de preservação do patrimônio.

Circuito nasce para estimular o interesse de estudantes, moradores e visitantes, acerca dos símbolos que dão identidade e fazem parte de memória histórica da Cidade do Salvador, com o objetivo de possibilitar o acesso e divulgação de informações sobre os monumentos públicos da cidade; promover a construção de valores e pertencimento a essas obras e diminuir atos de vandalismo.

A dinâmica consiste em, uma vez ao mês, de agosto a dezembro/2018, levar os alunos do Fundamental II de dez escolas da rede municipal de ensino a percorrer um dos três roteiros, mediante agendamento prévio, sendo que, por dia, acontecem duas visitas, uma no turno da manhã, das 08h às 11h30 e outra, à tarde, das 13h às 16h30: 1 – Vila Primitiva (Forte São Diogo ao Cristo da Barra); 2 – Centro Histórico (Praça da Sé a Praça Castro Alves) e 3 – Cidade Moderna (Praça Castro Alves ao Campo Grande)*. A ideia é contar a história da cidade a partir dos monumentos. Para tanto, a FGM contratou um ônibus e guias turísticos que vão buscar os estudantes nas escolas, conduzi-los pelos pontos e deixá-los novamente na instituição de ensino.

A primeira escola será a Escola Municipal Prof. Cláudio Veiga, em São Cristóvão, percorrendo, a partir das 08h do dia 17, o roteiro número 2 – Centro Histórico, saindo da Praça da Sé até a Praça Castro Alves. A tarde, será a vez da Escola Municipal Nova Sussuarana, de Sussuarana, que fará o mesmo percurso.

#Reconectar é um projeto do programa Salvador Memória Viva, da Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, o #Reconectar permite que moradores e visitantes da cidade tenham acesso às informações sobre monumentos públicos, a partir de placas com QR Code instaladas próximas às suas bases. Basta aproximar um celular ou tablet com leitor para esse tipo de código (nos aparelhos mais recentes, a própria câmera fotográfica faz isso). No link que se abre é possível ler a ficha com os dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado na obra em três línguas (português, inglês e espanhol). Foram colocadas placas nos monumentos públicos, localizados no Centro Histórico, Piedade, Campo Grande, Barra, Ondina, Rio Vermelho, entre outros.

Como parceiros, a GEPAC – Gerência de Patrimônio Cultural da FGM - conta com apoio da DESAL, que confecciona e instala as placas QR Code e da Secretaria Municipal de Educação – SMED, que faz a intermediação junto às escolas municipais.

Já na próxima terça (21), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, o Patrimônio É... deste mês traz o tema Monumentos Públicos: Os Desafios da Preservação. A roda de conversa sobre educação patrimonial de agosto conta com a participação da Profa. Solange Araújo, do Prof. José Dirson Argolo e Milena Tavares. A mediação fica por conta de Daniel Sande Rodrigues da Costa, Diretor de Equipamentos, Mobiliário Urbano e Edificações Públicas da Secretaria de Manutenção da Cidade – SEMAN.

Profa. Solange Araújo é Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, onde é professora, tendo ainda coordenado o curso de Arquitetura e Urbanismo na instituição entre 1992 e 1996, e 1998 e  2002. É presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil / Departamento Bahia. Pesquisa tipos morfológicos de espaços públicos de centros antigos e tecnologia aplicada a arquitetura e urbanismo.

Prof. José Dirson Argolo é Doutor em Artes Visuais. Durante 30 anos ocupou a cadeira de Restauração de Obras de Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.  É consultor, coordenador e executor na restauração de templos e monumentos públicos, bem como de pinturas, imaginária e esculturas. Autor do livro Restauração do Convento de Santo Antônio de Cairu. É membro ativo da Associação Brasileira de Restauradores, onde, juntamente com um grupo de restauradores, está travando uma luta pelo reconhecimento da profissão do restaurador.

Milena Tavares é Diretora de Patrimônio e Humanidades (FGM). Arquiteta Urbanista (FAUFBA), especialista em conservação e restauro de monumentos e sítios históricos (PPGU-FAUFBA) e em gestão de cultura dos estados do nordeste (UFRPE). Atuou na Gerência de Sítios Históricos (FGM), e no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) como: Coordenadora de Restauro de Elementos Artísticos, Subgerente de Áreas de Interesse Cultural e Bens Imóveis e arquiteta na Subgerência de Projetos.

Patrimônio É... é um projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

A Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a Faculdade Livre da Maturidade São Bento, que fica no anexo da Igreja da Graça. A instituição promove curso livre de atualização cultural e qualidade de vida para homens e mulheres com mais de cinquenta anos. São oferecidos aos alunos atividades para bem estar físico, mental, espiritual e social, através de uma grade composta por oficinas de dança, pintura, artesanato, idiomas, moda, música, teatro, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, o grupo realiza e participa de eventos, festas, passeios, viagens, palestras e muitos mais. Durante todo o ano, os discentes da melhor idade têm cadeiras garantidas em todas as edições do Patrimônio É... 2018.

Salvador Memória Viva

Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo divulgação e recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e o estabelecimento de rodas de conversas mensais com a sociedade, com temas atinentes a essas questões. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.

SERVIÇO

O que: Circuito #Reconectar

Quando: 17/08 | Manhã: 08h - Escola Municipal Prof. Cláudio Veiga, de São Cristovão | Tarde: 13h - Escola Municipal Nova Sussuarana, de Sussuarana.

Onde: Praça da Sé até Praça Castro Alves

 

O que: Patrimônio É... roda de conversa sobre Patrimônio Cultural com tema Monumentos Públicos: Os Desafios da PreservaçãoProfa. Solange Araújo, do Prof. José Dirson Argolo e Milena Tavares. A mediação fica por conta de Daniel Sande Rodrigues da Costa, Diretor de Equipamentos, Mobiliário Urbano e Edificações Públicas da Secretaria de Manutenção da Cidade – SEMAN.

Quando: 21/08, às 18h

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha

GRATUITO

 

*Roteiros do Circuito Reconectar:

1 – Vila Primitiva (Forte São Diogo ao Cristo da Barra)

A rota da cidade primitiva, povoação onde estava instalada uma vila tupinambá, e por onde passaram os estrangeiros que desembarcavam pela larga barra da Baía de Todos os Santos, ou seja, pela Ponta do Padrão, entre o Farol e o Porto da Barra. Ali se instalou Diogo Álvares, o Caramuru, e sua extensa família, Francisco Pereira Coutinho, capitão donatário, e depois Tomé de Sousa, governador geral, até a fundação da cidade. Esse roteiro, dá conta do cerne da cidade, do chamado “caminho do conselho”, de onde saiam às principais decisões da província, e onde estão importantes exemplares de templos religiosos, fortificações e marcos.

2 – Centro Histórico (Praça da Sé a Praça Castro Alves)

A rota da cidade fundada por Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil, em 1549, compreendida entre duas portas, Santa Catarina ao norte e Santa Luzia ao sul. Eis a cidade planejada, o centro administrativo do país, a “Cabeça do Brasil”, onde estavam instalados importantes pólos do poder colonial: Palácio Rio Branco (sede do governo), Casa de Câmara e Cadeia, e Catedral da Sé (demolida no século XX, em prol da modernidade). A história de Fundação da Cidade do Salvador pode então ser lida através dos edifícios e monumentos instalados nesse roteiro.

3 – Cidade Moderna (Praça Castro Alves ao Campo Grande)

A rota da cidade moderna, em expansão e transformação a partir do século XX. Uma cidade que tomara outra dimensão, muito além das suas portas, em um cenário de higienização e modernização. E nesse contexto, se insere a remodelação urbana, o embelezamento da cidade com novas edificações, e a modernização do sistema de transporte com os bondes, elevador e planos inclinados. Esse roteiro se apresenta enquanto convite para apreciação do tradicional em dialogo com o moderno, através dos seus exemplares instalados nesse trecho.