Prefeitura Municipal de Salvador

Fundação Gregório de Mattos promove encontros para Elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino

 

Fundação Gregório de Mattos promove encontros para Elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino

 

A Prefeitura de Salvador reconheceu o Samba Junino como Patrimônio Cultural de Salvador no dia 08/02/2018, conforme Decreto 29.489/2018 e, em cumprimento às diretrizes de política cultural do município, bem como do Registro Especial, a Fundação Gregório de Mattos lançou o edital Prêmio Samba Junino, que vem, há dois anos, contemplando propostas voltadas à salvaguarda desse movimento cultural soteropolitano.

 

Agora, a Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), da FGM, juntamente com os detentores desse bem culturalque são todos os envolvidos com a cadeia produtiva do samba junino, dá início a Elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino. Serão realizados encontros mensais no auditório da Casa do Benin - Pelourinhovisando a construção conjunta desse instrumento que vai proteger, fortalecer, garantir a continuidade e a transmissão dessa manifestação cultural de Salvador.

 

primeiro encontro acontece no próximo sábado (27), das 09h às 12h. Na ocasião, serão alinhadas e divulgadas as demais datas. Para a construção do Plano, é importante que todos os envolvidos, direta e indiretamente com o samba junino se façam presentes ou representadosa fim de formular de maneira efetiva, políticas públicas que preservem esse estilo de música e dança, esse ritmo que nasceu em torno das casas de candomblé, durante os festejos juninos, bem como todas as suas formas de produção e reprodução, através da realização de ensaios, festivais, concursos, apresentações, “arrastões”, entre outros.

 

Para Fernando Guerreiro, presidente da FGM, “dar início a elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino neste momento é de suma importância. Após o reconhecimento, é mais do que necessário garantir, não só a preservação dessa manifestação cultural genuinamente soteropolitana, como também, incentivar o fortalecimento e a dinamização desse movimento.”

 

SERVIÇO

 

O quê: Encontros para Elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino

Quando: Primeiro encontro: 27/04, das 09h às 12h

Onde: Auditório da Casa do Benin - Pelourinho

ABERTO AO PÚBLICO