Concurso Cultural "Aos pés do caboclo"

Fundação Gregório de Mattos lança concurso cultural Aos pés do caboclo

Dentro das comemorações ao Dois de Julho, que está se aproximando, a Fundação Gregório de Mattos lança o concurso cultural Aos pés do caboclo. Como o tema deste ano é Patrimônio do Povo, a ideia é aproximar os cidadãos desse monumento tão simbólico para Salvador e para o país, que representa a vitória da nação pela união do seu povo!

Com isso, a FGM vai selecionar duas pessoas para subir no Monumento ao Dois de Julho e conhecer seus detalhes históricos e arquitetônicos, guiados pelo professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Dirson. Localizado no Largo do Campo Grande, o monumento é símbolo da Independência da Bahia, tendo como elemento principal o caboclo, figura que representa a nacionalidade e liberdade. Inaugurada em 1895, a obra passa em 2019 por restauração em sua estrutura de 25,86 metros de altura, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Prefeitura Municipal do Salvador.

Para participar, pode ser qualquer pessoa física maior de 18 anos e seguidora da página oficial da Fundação Gregório de Mattos no Facebook (www.facebook.com/fgmcultura); fazer um comentário de até 300 caracteres na imagem do Concurso Cultural "Aos Pés do Caboclo", começando com a seguinte frase: “Aos pés do caboclo, eu...”. No comentário, deve ser narrada alguma história do participante relacionada ao monumento e/ou às comemorações do Dois de Julho. Serão contabilizados apenas os comentários enviados entre 7 e 17 de junho de 2019.

Regulamento:

Concurso cultural

Aos pés do caboclo”

REGULAMENTO

1. APRESENTAÇÃO

O concurso cultural “Aos pés do caboclo” busca selecionar duas pessoas interessadas em subir ao Monumento ao Dois de Julho e conhecer seus detalhes históricos e arquitetônicos, guiados pelo professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Dirson. Localizado no Largo do Campo Grande, o monumento é símbolo da Independência da Bahia, tendo como elemento principal o caboclo, figura que representa a nacionalidade e liberdade. Inaugurada em 1895, a obra passa em 2019 por restauração em sua estrutura de 25,86 metros de altura, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Prefeitura Municipal do Salvador.

2. COMO PARTICIPAR

2.1 Poderão participar deste concurso qualquer pessoa física maior de 18 anos e seguidora da página oficial da Fundação Gregório de Mattos no Facebook (https://www.facebook.com/fgmcultura/)

2.2 Para participar, o interessado deve fazer um comentário de até 300 caracteres na imagem do Concurso Cultural "Aos Pés do Caboclo", começando com a seguinte frase: “Aos pés do caboclo, eu...”. No comentário, deve ser narrada alguma história/estória do participante relacionada ao monumento e/ou às comemorações do Dois de Julho.

2.3 Serão contabilizados apenas os comentários enviados até o dia 17 de junho de 2019.

2.4 A avaliação dos comentários recebidos caberá aos funcionários da Assessoria de Comunicação e Gerência de Promoção Cultural da Fundação Gregório de Mattos, que levarão em consideração os seguintes critérios: criatividade e engajamento com a temática cultural da Independência da Bahia.

2.5 Serão selecionados os autores dos dois comentários mais bem avaliados, acompanhados por dois suplentes. Os suplentes podem ser convocados em caso de desistência ou impedimento na participação dos selecionados.

2.6 Os perfis dos selecionados e suplentes serão divulgados no dia 19 de junho de 2019 através de publicação na página da Fundação Gregório de Mattos.

3. PREMIAÇÃO

3.1 Os dois seguidores selecionados serão comunicados sobre o resultado por meio de mensagem privada no Facebook. A partir do envio do informe, os selecionados terão 48 horas para confirmar o interesse no concurso e enviar dados pessoais (nome completo, RG, CPF e telefone) para validar sua participação.

3.2 Caso não confirme a participação no prazo estipulado, o selecionado perderá o direito à premiação, sendo substituído pelo suplente.

3.3 Os selecionados terão acesso ao Monumento ao Dois de Julho, podendo escalar para conhecer de perto os detalhes arquitetônicos da obra.

3.2 A visita ao monumento será realizada no dia 27 de junho de 2019, às 10h.

3.3 Acompanharão a ação técnicos da Fundação Gregório de Mattos, fotógrafo para registrar a atividade e o professor José Dirson, responsável por apresentar aos participantes conteúdo histórico sobre o monumento e o Dois de Julho.

4. Disposições Gerais

4.1 Os participantes autorizam a Fundação Gregório de Mattos a fazer uso dos textos enviados e imagens registradas para divulgação deste concurso e de seus resultados, em qualquer tipo de mídia.

4.5 É vedada a participação de pessoas jurídicas, bem como de funcionários vinculados à Fundação Gregório de Mattos.

4.6 Todas as dúvidas a respeito do presente concurso devem ser encaminhadas para a página oficial da Fundação Gregório de Mattos no Facebook .

4.7 A mera participação nesta promoção caracteriza a aceitação dos termos e condições previstos neste Regulamento.