Prefeitura inaugura nova sede da FGM no Quarteirão da Artes

Com a nova FGM, a região da praça Castro Alves à Barroquinha se torna o maior complexo cultural da cidade

Foto: Jefferson Peixoto - Secom

A Prefeitura de Salvador em parceria com o Ministério da Cidadania e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) inauguram a nova sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na próxima segunda-feira (07), às 18h. Os prédios sediarão muito mais do que uma simples estrutura administrativa, passam a compor o maior complexo cultural da cidade - o Quarteirão das Artes, com um total de onze espaços com capacidade para receber todas as linguagens e segmentos artísticos na capital baiana.

O prédio do antigo Hotel Castro Alves, na Barroquinha, junto com os três imóveis anexos formam a nova sede da FGM. As obras receberam um investimento de R$ 10,4 milhões, sendo R$ 8,9 milhões executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério da Cidadania, governo federal, via PAC Cidades Históricas e R$ 1,5 milhão aplicados pela Prefeitura no processo de desapropriação dos imóveis.

Quarteirão das Artes - A nova sede da Fundação contempla o Espaço Cultural Boca de Brasa - Centro, com duas salas de ensaio; o Café Teatro Nilda Spencer e a Sala Nelson Maleiro - sala multiuso, que pode funcionar como auditório e abrigará as reuniões do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

E assim, nasce o Quarteirão das Artes, um local que une os novos espaços com o Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, e suas quatro salas de projeção, livraria LDM, e o restaurante Na Praça; o Teatro Gregório de Mattos, com a Galeria da Cidade, para montagem de exposições e mostras culturais e a Sala Tabaris, estrutura multiuso ideal para espetáculos de dança, teatro, música, seminários e demais eventos culturais; o Espaço Cultural da Barroquinha, com o Pátio do Barroquinha, propício para shows e feiras, a Galeria Juarez Paraíso – atualmente, com a Exposição Orixás da Bahia, Sala Mário Gusmão, que recebe desde feiras, seminários, rodas de conversa a espetáculos de teatro, dança, música e muito mais!

Para Fernando Guerreiro, presidente da FGM, a proposta contribui para dinamizar a área e revitalizar o Centro. “Com a nova sede, formamos um verdadeiro quarteirão cultural na região. Com a maior circulação de público e a diversificação das atividades, será possível atrair novos investimentos, o que enaltece a tradição do local como ponto de efervescência cultural da cidade e valoriza a sua beleza única”.

Programação Cultural – A inauguração do Quarteirão das Artes inclui apresentações de diversos segmentos das artes soteropolitanas e as atrações tomam os diversos espaços do Quarteirão:

• Pelas ruas: O Afoxé Filhos do Congo faz um cortejo saindo do fim de linha e das escadarias da Barroquinha para culminar na frente da nova sede da FGM.

• Espaço Cultural Boca de Brasa – Centro: apresentação do grupo BAVI: Berimbau Aparelhado Violão Inventável. Na Sala Multiuso haverá exibição do documentário “Samba Junino - de porta em porta” e duas séries financiadas pelo edital Arte na TV, “Saberes Passados” e “O Samba Mora Aqui”. Na Sala 1: Demonstração do resultado da Oficina de Teatro com a professora Zeca Freitas realizada desde abril nos espaços Boca de Brasa Subúrbio 360 e CEU de Valéria. Na Sala 2: Demonstração do resultado da oficina de percussão com o professor Nairo Elo que acontece desde abril nos espaços Subúrbio 360 e CEU de Valéria.

• Café-Teatro Nilda Spencer: Show da cantora Márcia Short.

Além disso, os alunos da Oficina de Cinema – Usina de Imagens com as professoras Dayane Sena e Fabíola Aquino farão a cobertura da inauguração produzindo conteúdo para as redes sociais do Boca de Brasa.

E durante todo o mês de outubro, a FGM ofertará uma vasta programação cultural em todos esses espaços. Já estão confirmadas a retomada do musical “Sonho de uma noite de verão na Bahia”, do dramaturgo e diretor João Falcão, “Encontro Periférico de Artes – EPA!”,  o lançamento do novo site da FGM, da coleção do selo João Ubaldo Ribeiro – Ano II e do edital do selo Ano III.

O quê: Inauguração da Nova Sede FGM e Lançamento do Quarteirão das Artes

Quando: 07/10, às 18h

Onde: Rua do Couro, s/n – Barroquinha (atrás do Espaço Cultural da Barroquinha)