Tombamento - LEI MUNICIPAL 8.550/2014

Acontece, hoje, ato solene que oficializa o primeiro tombamento municipal pela Lei  8.550/2014 - Terreiro Vodun Zo

Hoje, às 16h, acontece, o ato solene que oficializa o tombamento do conjunto monumental do Terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe. Primeira ação municipal de Salvador, com base na Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município (8.550/2014), de autoria do vereador Léo Prates (DEM), aprovada na gestão do prefeito ACM Neto, executada pelo setor de patrimônio do Município, criado este ano, sob a responsabilidade da Fundação Gregório de Mattos - FGM.

Tomado pela emoção e alegria, Doté Amilton, sacerdote desse Templo Sagrado, há mais de 50 anos, comenta a importância dessa realização que “envolve a preservação da terra, dos diversos tipos de plantas, de toda uma cultura, da hierarquia de uma nação que precisa ser protegida, bem como os costumes, danças, vestes, cânticos... enfim, toda uma tradição histórica e cultural de um povo”.

Frenando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Salvador, afirma que “se trata de um momento histórico e político de extrema relevância, um marco contra a intolerância religiosa. Ter o Vodun Zo como o primeiro tombamento municipal significa fortalecer, não só uma religião de raiz africana, como também a cultura e história de um povo que precisa ser respeitada e protegida.”.

Para Léo Prates, “a sanção dessa Lei de Tombamento, por parte do Prefeito ACM Neto e do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, reforça o compromisso da gestão com o patrimônio histórico cultural da nossa cidade.”.

Estarão presentes na cerimônia, autoridades políticas e religiosas do Município e do Estado.

SERVIÇO

O que: Solenidade - Primeiro tombamento municipal pela Lei 8.550/2014 – Terreiro Vodun Zô

Quando: 15 de janeiro de 2016 – às 16h

Onde: Rua Direita do Curuzu, 222 – Vila Braulino – Curuzu/Liberdade