FGM presta homenagem a Manuel Querino na VIª Parada do Livro, em comemoração a Semana Nacional do Livro

Fundação Gregório de Mattos financia pela 6ª vez consecutiva o evento literário

Próxima sexta-feira (25), das 10h às 17h, a Praça Dois de Julho, no Campo Grande sedia pela 6ª vez, a Parada do Livro em Salvador, um dos maiores eventos literários da cidade, integrando as comemorações da Semana Nacional do Livro.

A ação é organizada pelo Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB) de Salvador, Secretaria Municipal de Educação (Smed) com financiamento da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e apoio das secretarias municipais da Cultura e Turismo (Secult) e da Reparação (Semur), Sociedade Unificadora dos Professores –SUP, União Baiana dos Escritores – Ubesc, Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB 5ª Região, em parceria com Academia de Letras da Bahia, Universidade Federal da Bahia – UFBA, UNIFACS Universidade Salvador, Universidade Católica do Salvador - UCSAL, Faculdade Social da Bahia – FSBA, UNIJORGE, Colégio Antonio Vieira, Mansão do Caminho, UNIPAZ, SEG LIVROS, LDM, Fundação 2 de Julho e outras instituições públicas e civis afeitas à propagação do acesso ao livro e ao incentivo da leitura.

Este ano, a FGM homenageia Manuel Querino, professor, jornalista, escritor, pintor, militante do movimento liberal e líder abolicionista. Querino foi pioneiro nas pesquisas etnográficas e estudos sobre história da arte no Brasil. Dono de uma vida intensa e um gênio inventivo, foi a inspiração perfeita para Jorge Amado na criação do personagem Pedro Archanjo, do romance Tenda dos Milagres, de 1969. Com atuação entre o ocaso da Monarquia e o alvorecer da República, Querino registrou nas obras escritas suas impressões sobre esse período da história nacional, marcado por profundas transformações sociais e políticas.

O evento tem como objetivo principal, incentivar o acesso do público a diversas obras literárias nacionais e internacionais, através da distribuição gratuita de livros, bem como o contato direto com alguns escritores. Serão quinze stands, sendo um para cada gênero literário. No stand da FGM, o visitante vai se deparar com um pórtico de entrada, alusivo a capa do livro A ARTE CULINÁRIA NA BAHIA, de Manuel Querino, que é um precioso inventário, onde o autor faz considerações sobre as receitas africanas, as receitas afro-baianas, as receitas tradicionais, assim como sobre os ingredientes, os processos artesanais das cozinhas no exercício e na tradição de fazer comida.

A Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura (GBPLL), da Fundação Gregório de Mattos, além da estrutura física do evento, montou uma programação especial para o público presente: às 10h, acontece a Oficina de Giz Tons de Pele, história sobre a diversidade étnica. Às 15h, o pessoal do grupo História de Raiz apresenta o espetáculo teatral Como é bom ler. Já, às 16h, quem entra em cena é João Lima com o Palhaço das Letras - Uma história de Circo.

Créditos das Fotos: Expressão e Impressão | Cidade Satélite