Programação Cultural

Refresco Cultural para o Verão de Salvador

Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos prometem uma programação refrescante para o Verão 2016

Depois de uma programação bastante agitada ao longo de 2015, o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos iniciam suas atividades no novo ano prometendo refrescar o verão da capital baiana. De 08 a 31 de Janeiro, os espaços culturais administrados pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da sua Fundação Gregório de Mattos, terão uma programação diversificada, cujo tom será dado por apresentações de dança, teatro, audiovisual e muita música, ao longo do mês de Janeiro. Engajados ainda com questões sociais, os espaços celebram o Dia de Combate à Intolerância Religiosa (21) e o Dia da Visibilidade Trans (29), indo além de apresentações artísticas, convidando o público à reflexão sobre esses assuntos.

É o primeiro verão em que temos esses dois importantes espaços culturais do município funcionando simultaneamente. A ideia foi experimentar, tanto no Gregório, quanto no Barroquinha, uma programação diversificada e que ofereça outras possibilidades ao público que curte o verão para além dos ensaios carnavalescos tão comuns nessa época do ano”, afirma Chicco Assis, subgerente da Fundação Gregório de Mattos. “Além disso, a nossa programação tem ainda o diferencial de engajar-se às questões sociais, abrimos os nossos espaços para pontuar o Dia de Combate à Intolerância Religiosa (21) e o Dia da Visibilidade Trans (29). Com isso, estamos indo além de apresentações artísticas, aproveitamos a programação cultural para convidar o público à reflexão sobre esses assuntos”, complementa Assis.

O Espaço Cultural da Barroquinha inicia sua programação na sexta, dia 08, às 19h, com a irreverência do cantor e compositor Paquito, repetindo a dose, dia 15. Contando com a participação especial de parceiros musicais, na primeira noite, Paquito recebe Gerônimo Santana e na segunda noite, Ronei Jorge. Nos sábados e domingos, dias 09, 10, 16 e 17, sempre às 19h, a Cia Toca de Teatro apresenta o espetáculo “Bululu”, que reflete sobre o lugar do teatro e do homem no mundo. Já no sábado, dia 23, o pátio da Barroquinha será ocupado pelo Tuk Tuk, com uma proposta artística muiti-linguagem liderada pela cantora Sylvia Patricia e Banda.

Para celebrar o Dia de Combate a Intolerância Religiosa, no dia 20, a cantora e compositora Mariella Santiago faz única apresentação que coincidirá ainda com o lançamento do DVD “Ella”, gravado em Salvador. No dia 21, às 15, a UNEGRO promove a Rodada do Ciclo de Debates, tendo como tema: “Limites e Desafios Institucionais de Enfrentamento à Intolerância Religiosa no Brasil”. Também no dia consagrado ao Combate a Intolerância Religiosa, às 19h, acontece o lançamento do documentário “Akará Bola de Fogo”, que promove o diálogo em relação à conflitante realidade do Acarajé, tradicional prato afro-brasileiro que vem sofrendo uma série de adaptações regidas pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa. No dia 22, será a vez da cantora Savannah Lima apresentar o show “Oferendas”, com uma sequência de canções de autoria da artista, bem como de interpretações de músicas que consagram as divindades afro brasileiras. Para finalizar, no Domingo, dia 24, será a vez das crianças serem contempladas com mais uma edição do evento “Ogum’s Toquinhos”.

Já o Teatro Gregório de Mattos, terá sua programação iniciada com dança. Nos dias 08 e 15, às 19h, a Bamberg Cia de Dança apresenta o espetáculo “Benção”, que homenageia o poeta Vinicius de Moraes. Nos sábados 09, 15 e 23, às 19h, a cantora Juliana Ribeiro, acompanhada pelo pianista Fernando Marinho, volta a apresentar o show “Na batucada da Vida”, em homenagem a Ary Barroso. Os domingos 10, 16 e 24, sempre às 17h, acontecem intervenções artísticas unindo literatura, música e cinema em homenagem aos poetas Torquato Neto e Wally Salomão, tudo isso integrando o projeto “Low Fi: Processos Criativos #ve.rão”, idealizado por Edbrass Brasil. A dança de salão tomará conta do espaço, nos dias 20 e 27, às 19h, com Cia de Dança Interações que, com o espetáculo homônimo, promete realizar um baile onde tudo acontece. No dia 21, ás 19h, acontece apresentação única do show “Re-Montando Fawcett”, onde o cantor Edbrass Brasil canta o repertório do disco “Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros”. Já no dia 22, também acontece única apresentação do Combo de Nós 3, show coletivo que levará ao palco do Gregório os grupos Tropical Selvagem e o Fun Fun Du Du. O projeto Bahia Experimental idealizado pelo músico Tiago Trad acontece no dia 28, às 19h, tendo como tema “Tambores” e promovendo o encontro de diversos tambores do mundo com a participação de músicos referenciais da percussão baiana representantes de diversas linguagens, como Gabi Guedes, Gilberto Santiago, Jorge Dubman, Japa System e Mario Pam.

Para finalizar a programação de Janeiro do Gregório, entre os dias 29 e 31, acontece terceira edição do projeto Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências, que celebra o Dia da Visibilidade Trans (29), com debates, mostras de filmes e apresentações teatrais em torno da temática.

Cultura e Refresco para o verão de Salvador

Onde – Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos

Quando – 08 a 31 de Janeiro

Quanto – Ingressos variando de R$20 a R$40, além de algumas atividades gratuitas