Lançamento de E-book marca o encerramento do Projeto ‘Alimento da Alma’

Transmissão acontece nesta quarta-feira (29), às 19h, no Canal do Café-teatro Nilda Spencer

O projeto “Alimento da Alma”, proposto e realizado pelo Coletivo Gastrocultura, finaliza suas atividades nesta quarta-feira (29), às 19h, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Café-teatro Nilda Spencer (youtube.com/c/cafeteatronildaspencer). O lançamento do e-book intitulado “Ecogastronomia - Experiências e receitas com produtos da biodiversidade baiana” terá como convidados Alberto Viana, curador do Curso de Ecogastronomia, e Fabiana Brito, uma das alunas da formação. A mediação da atividade fica por conta de Cecília Silva e Isabella Moreira, representantes do Coletivo.

O e-book tem receitas desenvolvidas pelos alunos de “Ecogastronomia – Cultura e Sustentabilidade no Mundo Atual”, um dos Cursos de Longa Duração do Projeto Alimento da Alma, com aulas que aconteceram de forma remota entre fevereiro e julho deste ano. Participam da publicação doze alunos e alunas que, como atividade prática, receberam 03 ingredientes da agricultura familiar e da economia solidária para desenvolverem suas receitas. A iniciativa foi uma forma de proporcionar aos alunos do curso o contato direto com os alimentos e produtos apresentados durante as aulas que ocorreram de forma online por conta da pandemia de Covid-19. Dentre os produtos utilizados estão a Farinha de Araruta, Queijo Coalho de Leite de Cabra e a Geléia Orgânica de Maracujá da Caatinga, de grupos e cooperativas da agricultura familiar e da economia solidária da Bahia. O resultado poderá ser conferido na publicação que tem também receitas desenvolvidas por Cecília e Isabella, do Coletivo Gastrocultura, e registros fotográficos feitos por Marcelo Costa. O e-book ficará disponível para o público no perfil em rede social do Projeto (instagram.com/projeto.alimentodaalma). A transmissão contará com intérpretes de Libras.

Projeto Alimento da Alma – O Projeto Alimento da Alma encerra suas atividades após início em janeiro deste ano, com atividades culturais e gastronômicas que ocuparam o espaço do Café-teatro Nilda Spencer, equipamento cultural da Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura Municipal de Salvador. Foram apresentadas 16 atrações culturais, nas linguagens e segmentos artísticos da literatura, música, audiovisual, teatro, performances, cultura popular e artes visuais; 02 seminários e 04 oficinas sobre diversos temas da gastronomia; além dos 02 Cursos de Longa Duração, “Ecogastronomia – Cultura e Sustentabilidade no Mundo Atual” e “Gastronomia – Criatividade e Empreendedorismo”. O projeto foi proposto e executado pelo Coletivo Gastrocultura, formado por Cecília Silva, gestora cultural e padeira; Isabella Moreira, bacharel em Gastronomia; e Ugo B. Mello, produtor cultural.

SERVIÇO:

Lançamento do E-book “Ecogastronomia - Experiências e receitas com produtos da biodiversidade baiana” – Encerramento do Projeto Alimento da Alma

Data: 29 de setembro de 2021 (quarta-feira)

Horário: 19h

Exibição: YouTube Café-teatro Nilda Spencer (youtube.com/c/cafeteatronildaspencer).

Informações: Instagram @projeto.alimentodaalma

Acessibilidade: Libras