Turismo e Cultura

Salvador: Primeira colocada em aspectos culturais, conforme Índice de Competitividade do Turismo Nacional - Ministério do Turismo

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é uma das mais relevantes conquistas registradas nos últimos sete anos de parceria entre Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional e Fundação Getulio Vargas (FGV).

Relatório Brasil 2015, traduz os resultados desse trabalho de 12 meses, período no qual 65 destinos turísticos de Norte a Sul do Brasil receberam – entre maio e agosto de 2015 – pesquisadores capacitados para captar informações que representassem, de forma objetiva, os níveis de competitividade destas localidades nas 13 temáticas - Infraestrutura geral; Acesso; Serviços e equipamentos turísticos; Atrativos turísticos; Marketing e promoção do destino; Políticas públicas; Cooperação regional; Monitoramento; Economia local; Capacidade empresarial; Aspectos sociais; Aspectos ambientais; Aspectos culturais - que compõem esse índice.

A capital baiana ficou em primeiro lugar na temática Aspectos Culturais:

Aspectos Culturais - Critérios observados e analisados: Produção cultural associada ao turismo, patrimônio histórico e cultural e estrutura municipal de apoio à cultura foram as variáveis analisadas nesta dimensão.

Entre os aspectos avaliados nesta dimensão que favorecem o resultado final, estão a existência de uma associação de artesãos em quase todos os destinos, assim como de grupo artístico de manifestação popular tradicional – dos quais cerca de um terço se apresenta em outros estados e alguns também em outros países –, fatores que ajudam a preservar as tradições locais.

Constata-se também a forte presença de patrimônio cultural nos destinos, tendo em vista que a maioria abriga bens tombados como patrimônio histórico ou artístico, sendo que em mais da metade dos destinos há bens tombados em nível federal. A maioria destes bens se constitui em atrativos turísticos para os destinos.

No que se refere à estrutura para a gestão pública da cultura, menos de um terço dos destinos desenvolveram Plano Municipal de Cultura. Em contrapartida, dois terços deles contam com um conselho municipal de cultura ativo, enquanto mais de um terço contam com um fundo municipal de cultura efetivo. Por fim, cabe ressaltar o número cada vez maior de destinos que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), maioria dos destinos avaliados. Além disso, mais da metade dos destinos avaliados possui algum projeto de turismo cultural.

Na dimensão Aspectos culturais, Salvador (BA), com 91,8 pontos, foi o destino com o maior índice entre os 65 avaliados. O destino se destaca, em primeiro lugar, pelo diversificado conjunto de elementos da cultura: artesanato típico; culinária típica regional, reconhecida nacional e internacionalmente; tradições culturais evidentes e típicas da região; manifestações religiosas; eventos tradicionais ou típicos; e a presença de grupos artísticos de manifestação popular tradicional, que se apresentam com frequência, inclusive em outros países.

Além disso, a capital baiana abriga um rico conjunto de patrimônio imaterial, artístico e histórico, além de sítios arqueológicos, e se constituem em importantes atrativos turísticos do destino. O Centro Histórico de Salvador foi registrado como Patrimônio Cultural Material da Humanidade e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (presente em todo o estado da Bahia, especialmente forte e mais conhecido na região do Recôncavo, a faixa de terra que se estende em torno da Baía de Todos os Santos) foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Fonte: Índice de Competitividade do Turismo Nacional - Ministério do Turismo http://www.turismo.gov.br/central-de-conte%C3%BAdo/83-publica%C3%A7%C3%B5es/5302-%C3%ADndice-de-competitividade-do-turismo-nacional.html