Programação Cultural

Programação cultural do Pelourinho Dia e Noite se une à Feira da Cidade nesta semana
No mês em que se comemora a Consciência Negra, a programação cultural do Pelourinho Dia e Noite está para lá de especial. Nesta semana, as atividades se unem à Terça da Bênção (ontem) e à Feira da Cidade (15), formando juntas um vasto cronograma de ações que podem ser aproveitadas por públicos de diversos gostos e idades.

Segue até o dia 30 a exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma, em cartaz na Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus. A mostra é uma homenagem do artista aos 30 anos de tombamento do Pelourinho como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na quinta-feira (12) tem Poesia no Pelô com o grupo Nós, Por acaso. Três amigos do teatro e amantes da poesia - a atriz e diretora teatral Alda Valéria, o ator Marcos Machado e a arte-educadora e poeta Cilene Canda - realizam juntos uma performance com poemas de amor, políticos, eróticos e sobre a própria poesia nas ruas bares e restaurantes do Pelourinho, das 19 às 21h. No repertório,  textos de Drummond, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Ametista Nunes, Douglas de Almeida, Leminski, Solano Trindade, entre outros.

Na sexta-feira (13), o som da guitarra baiana invade o Cruzeiro de São Francisco entre as 18 e 19h, através da ação Música nas Esquinas, com o guitarrista, compositor e bandolinista Fred Menendez. Conhecido por sua habilidade em tocar o instrumento, o músico possui uma discografia contendo cinco álbuns autorais e já participou de festivais na Europa, como o Chietinstrada Buskers Festival, na Itália. Além disso, já desenvolveu projetos relacionados à música instrumental em Salvador, como o “Domingos Instrumentais” na Ponta do Humaitá e foi o idealizador do Rixô Elétrico, uma espécie de carro movido a pedais, em que podem ser realizadas apresentações musicais de médio porte em espaços públicos.

No sábado (14), o grupo de samba de roda Fogueirão se apresenta das 19 às 20h30 nas ruas do Pelourinho. A Associação Cultural Fogueirão surgiu na região da Av. Vasco da Gama, na década de 80, e se apresenta durante os festejos juninos. Além de se apresentar no bairro e adjacências, o grupo realiza concurso de samba junino no Engenho Velho da Federação, a Lavagem da Rua 11 de Agosto na Av. Vasco da Gama e participa de festas populares, como o Carnaval, Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá.

No domingo (15), é a vez do grupo Rumpilezzinho (Laboratório Musical de Jovens), que se apresenta das 18 às 19h, na Cruz do Pascoal. Criado pelo compositor e pesquisador Letieres Leite, o projeto buscou aproximar 20 jovens instrumentistas com o Universo Percussivo Baiano (UPB) e habilitá-los para uma nova forma de pensar música, em que se busca reconstruir e reconectar os saberes em música afro-baiana.

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco vai receber o Quarteto Carybé, grupo integrante do Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia no próximo domingo (15), das 11 às 12h, pelo Concerto nas Igrejas. O grupo é composto por Guilherme Teixeira (violino), Priscila Gabrielle (violino), Jhonatan Santos (viola) e Laís Tavares (violoncelo). No repertório estão peças que fazem parte do catálogo de formação de um quarteto de cordas tradicional, assim como arranjos de compositores da música popular brasileira, como Guerra Peixe, Alberto Nepomuceno, entre outros, além de compositores contemporâneos.

A Programação Infantil vai ter dose dupla nesta semana. As atividades começam no sábado (14), às 14h, no Terreiro de Jesus, com o espetáculo “Orum Aiyê”, interpretado por Wellington Rosário e Felipe Bittencourt. A peça conta a história do surgimento do mundo baseado na cultura dos yorubás. No domingo (15), às 16h, no mesmo lugar, o Projeto Ibeji vai reunir a performance cênica “História que Ouvi e Vivi”, interpretada pelos jovens atores do Centro de Pesquisa Moinhos de Arte, e a  contação de histórias africanas e afro-brasileiras "Histórias de lá e de cá" , realizada por Leno Sacramento e Shirley Sanjeva.

Casa do Benin – Continua em cartaz a exposição “Casarios”, de Diógenes Simões. O artista, que nasceu do Pelourinho, exprime em suas telas sua percepção sobre o local, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente em São Cristóvão - Sergipe, cidade que também possui patrimônio tombado pela UNESCO. Além disso, a mostra apresenta obras com ilustrações de natureza morta, praias e retratos. A exposição fica em cartaz  até 30 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Ainda há vagas para a oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela  Ekede Itana todas as  quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso. A mensalidade custa R$40.

Galeria a Céu Aberto

O que: Espetáculo “Orum Aiyê” com Wellington Rosário e Felipe Bittencourt

Quando: Domingo, 15/11, às 16h
O que: Projeto Ibeji:
Espetáculo “História que Ouvi e Vivi”, com Grupo de Teatro Jovem da ONG Moinhos de Arte + Contação de histórias africanas e afro-brasileiras "Histórias de lá e de cá", com Leno Sacramento e Shirley Sanjeva.

Casa do Benin

Exposição “Casarios”