Programação Cultural

Pelourinho Dia e Noite mantém programação em novembro com diversidade, cultura e arte

O programa Pelourinho Dia e Noite, da Prefeitura de Salvador, continua em ação durante o mês de novembro. E como já é de conhecimento de toda cidade, a programação cultural agita o local com muita arte e beleza acessível ao público que frequenta o Centro Histórico. As atividades são coordenadas pela Fundação Gregório de Mattos.

A exposição de obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma vai se manter em cartaz na Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus até o fim deste mês. Nela, o artista faz uma homenagem aos 30 anos de tombamento do local como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Quinta-feira (5) é dia de Poesia no Pelô e a atração será o grupo Sarau do Gheto, que se apresenta das 19 às 21h nas ruas, bares e restaurantes. Formado por 20 artistas entre poetas e músicos, que se revezam a cada apresentação, o coletivo vem desempenhando atividades poéticas e oficinas com o intuito de divulgar a poesia e a aproximar dos soteropolitanos.

A música toma conta da programação a partir da sexta-feira (6), com a apresentação de Adailson Rodrigues, no Cruzeiro de São Francisco, das 18 às 19h, pela ação Música nas Esquinas. O trombonista irá apresentar clássicos da música do gênero gafieira, que serão reinterpretados em novos estilos, como o samba choro, samba bossa, salsa, rumba, bolero e guarira. Com 20 anos de carreira, o músico já tocou com Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, Zeca Pagodinho, Lenine, Gilberto Gil  e atualmente faz parte da Orkestra Rumpilezz.

No sábado (7), o Grupo Onírica faz uma apresentação itinerante nas ruas do Pelourinho, das 19 às 20h30. O conjunto vai apresentar releituras de clássicos da MPB no estilo instrumental, passando pelo samba, choro, bossa e jazz com direito a improvisação, a fim de explorar o encanto e charme da música brasileira. O grupo é formado por Abner Bueno e Marina Monroy (flautas), João Almy (violão) e Diogo Flórez (percussão).  Domingo (8), das 18 ás 19h, tem performance de chorinho com Ricardo Santiago na Cruz do Pascoal.

A atração desta semana no Concerto nas Igrejas é o Quinteto WoodTropicales, grupo integrante do Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Tem em sua composição os músicos Clara Letícia Correia (flauta), Renan Jesus Pinto (clarineta), Erica Smetak (oboé), Esdras Santana Santos  (fagote) e Uriel Borges Vieira Silva (trompa). , A apresentação acontece domingo (8) das 11 às 12h, na Igreja da Misericórdia, localizada no Museu da Misericórdia.

O Cruzeiro de São Francisco vai receber mais uma vez o Projeto Ibeji no próximo domingo (8), às 16h, na Programação Infantil. Coordenado pelos atores Cássia Valle e Leno Sacramento, o grupo é composto por músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e arte-educadores que animam a garotada com apresentações divertidas em que utilizam diferentes linguagens artísticas.

Casa do Benin – Está em cartaz a exposição “Casarios”, de Diógenes Simões. O artista, que nasceu do Pelourinho, exprime em suas telas sua percepção sobre o local, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente em São Cristóvão - Sergipe, cidade que também possui patrimônio tombado pela UNESCO. Além disso, a mostra apresenta obras com ilustrações de natureza morta, praias e retratos. A exposição fica em cartaz  até 30 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Galeria a Céu Aberto

O que: Exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo KainumaOnde: Largo Terreiro de Jesus

Visitação até 30/11

Poesia no Pelô