Monumentos Públicos

Monumentos públicos embelezam a nova orla de Itapuã

Na próxima sexta-feira (23), a reinauguração da orla de Itapuã vai receber mais um atrativo, a entrega de monumentos públicos que integram a paisagem e embelezam o local. Trata-se da estátua Sereia de Itapuã, que foi restaurada, o Busto de Dorival Caymmi, que passou por processo de limpeza, e a Estátua de Dorival Caymmi, feita recentemente, que será apresentada à população durante o evento. A restauração e instalação das peças foram viabilizadas pela Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador.

A estátua Sereia de Itapuã foi construída em 1958 por Mário Cravo Jr., artista também responsável pela sua restauração. Feita em material de aço e carbono, com altura de 1,60m, a arte é uma homenagem do autor aos pescadores e um marco de boas vindas aos turistas, além de representar Iemanjá, um dos orixás mais populares das religiões afro-brasileiras. O monumento volta a ser instalado na “pedra da Sereia”, local onde foi inicialmente estabelecida, sendo posteriormente substituída por uma pedra de granito.

Criado pela artista plástica Márcia Magno, o Busto de Dorival Caymmi foi inaugurado em 2008, integrando as comemorações dos 459 anos de fundação da cidade de Salvador. Moldado em bronze fundido sobre base retangular de aproximadamente 1,5m, o monumento homenageia o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, que revelou nacional e internacionalmente a cultura e as belezas naturais da Bahia. O busto está localizado na Praça Dorival Caymmi, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

Já a nova Estátua de Dorival Caymmi foi concebida por Tatti Moreno, com material bronze, e será apresentada na próxima sexta-feira, durante a cerimônia de reinauguração da orla. A peça, que respeita a altura natural de Dorival Caymmi, mostra o cantor e compositor segurando um violão, como se estivesse acabado de chegar e se preparando para uma apresentação. Localiza-se no calçadão da praia de Itapuã, em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.