Posse

Isa de Oliveira toma posse na Presidência da FGM

Fotos: Ascom FGM
 Presidente da FGM, Isa de Oliveira
Tomou posse, nesta terça-feira (26), a escritora Isa de Oliveira no cargo de presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secult), em solenidade realizada na sede da FGM, com a participação do procurador Geral do Município, Pedro Guerra, representando o prefeito João Henrique, e do subsecretário da Secult, Eliezer Cruz, que representou o secretário João Carlos Bacelar.

A nova presidente da FGM destacou, no seu discurso de posse, a importância do apoio dos órgãos que conduzem a política estadual e nacional para o desenvolvimento da política municipal de cultura. Oliveira anunciou que uma das suas primeiras ações à frente da Fundação será a concessão da outorga máxima do Município – a Medalha 2 de Julho – a personalidades que fazem a diferença nas mais diversas áreas de atuação ligadas à cultura.

Com a presença, ainda, do secretário Estadual da Cultura, Albino Rubim, secretários municipais e servidores, a presidente empossada da FGM criticou a distorção das leis de incentivo, que colocam todos os segmentos da arte e cultura em um mesmo caldeirão. “A produção cultural tem características distintas, conforme a natureza do produto, seja nas artes cênicas, artes visuais, literatura, música, cultura popular. Isso pressupõe conhecer todos esses segmentos e instituir mecanismos específicos para superar eventuais gargalos e fomentar as potencialidades criativas”, afirmou.

Já o procurador Geral do Município, Pedro Guerra, disse que gerir a política cultural do Município será uma missão árdua para Isa de Oliveira, tendo em vista o orçamento apertado da entidade, mas garantiu, em nome do prefeito João Henrique, todo o apoio dos órgãos da Prefeitura na gestão da cultura de Salvador, segundo ele “uma terra que respira e transpira cultura”.

A presidente recebeu cumprimentos do secretário Estadual da Cultura, Albino RubimDurante a cerimônia, o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, fez questão de lembrar a participação de Isa de Oliveira no Conselho de Cultura do Estado, onde foram colegas. Ele revelou, inclusive, o interesse da sua Pasta em realizar um trabalho conjunto em prol da política cultural de Salvador, envolvendo Estado e Município, com a colaboração da nova presidente da FGM.

Para a definição e concretização da nova política cultural de Salvador, Isa de Oliveira reconhece que são necessários novos estímulos, incentivos, instrumentos e mecanismos. “Vamos buscar, pessoalmente, recursos financeiros e parcerias com segmentos diversos da nossa sociedade civil”.

Participaram da solenidade o presidente da Cogel – Companhia de Governança Eletrônica do Salvador, Naylton Lantier; o secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira; e a titular da Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres de Salvador (SPM), Ariane Carla, dentre outras autoridades.