2 de Julho

TE DEUM abre festejos do 2 de Julho em Salvador

Fotos: Inaiá Lua
 TE DEUM
A celebração do TE DEUM, na manhã desta sexta-feira (1º), na Catedral Basílica de Salvador, pelo bispo auxiliar Dom Gregório Paixão, abriu as comemorações pelo 2 de Julho em Salvador. Durante a cerimônia religiosa em ação de graças aos heróis da independência, dom Gregório destacou a realização dos grandes homens que inscreveram na história da humanidade suas obras espetaculares, citando o Jardim Suspenso da Babilônia e as pirâmides do Egito. O bispo fez um paralelo desses feitos com os heróis da independência bem como aqueles que, anonimamente, participaram das lutas pela libertação do País do jugo de Portugal, e que, com sua bravura, construíram a independência da Bahia e do Brasil, conquistando a liberdade, sendo, por isso mesmo, tão reverenciados e homenageados até os dias de hoje.

O TE DEUM, hino litúrgico católico, é uma cerimônia que segue a tradição religiosa desde 1823 e comemora a conquista da independência. A expressão em latim significa "A Vós, Ó Deus, Louvamos e Agradecemos". O ato religioso foi acompanhado pelo secretário Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, representando o prefeito João Henrique; o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Ipojucã Cabral, responsável pela organização dos festejos cívicos da independência; os vereadores Joceval Rodrigues, que representou a Presidência da Câmara de Vereadores, e Pitangueiras, além de fiéis e autoridades civis e militares.

Ainda hoje à tarde, às 15h30, está prevista a chegada do fogo simbólico que partiu ontem de manhã da cidade de Cachoeira ao Largo de Pirajá, onde ocorrerá a solenidade de acendimento da pira e a colocação de flores no túmulo do General Labatut pelo prefeito João Henrique.