Festa do 2 de Julho

Programação da festa da Independência começa nesta quinta-feira

Os preparativos para a grande festa cívica da Bahia já estão sendo finalizados, com a restauração das imagens do caboclo e da cabocla, no Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, e do monumento que homenageia o general Labatut, em Pirajá. Nesta quinta-feira (30), às 7h30, parte o Fogo Simbólico, da cidade de Cachoeira em direção a Salvador.

Na sexta-feira (1º), às 10h, na Catedral Basílica, o Te Deum, celebrado por Dom Gregório Paixão, bispo auxiliar de Salvador, abre oficialmente as comemorações do 2 de Julho. Ainda na sexta, às 15h30, chega o Fogo Simbólico ao Largo de Pirajá, quando o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, depositará flores no túmulo do General Labatut.

A data máxima da independência da Bahia, sábado (2 de julho), será recepcionada com alvorada às 6h no Largo da Lapinha. Às 9h, no mesmo local, será iniciada a solenidade de abertura do cortejo cívico, com a participação de autoridades públicas do Município e do Estado. Em seguida, às 9h30, terá início o desfile do cortejo cívico que percorrerá as ruas do Centro Histórico até a Praça Municipal.

O desfile será reiniciado à tarde, às 15h, com a homenagem da Câmara Municipal aos heróis da Independência. Da Praça Municipal, o desfile segue até o Campo Grande, onde haverá a solenidade de encerramento das comemorações ao 2 de Julho. A partir das 19h, ocorrerá o XX Encontro de Filarmônicas, sob a regência do maestro Fred Dantas.

Confira a programação completa das comemorações do 2 de Julho.