FGm divulga opções de atividades culturais em Salvador

Espaço Cultural da Barroquinha

06 a 19/06 – Continua aberta ao público até o dia 19 a exposição fotográfica da fotojornalista paulista Patrícia Cunha, cujo tema é Nostalgia Imediata, um registro fotográfico das viagens, sob a curadoria de Marcelo Rezende. Das 13h às 18h, de segunda a sexta, e das 13h às 21h, no sábado e domingo.

20/06 – As Vítimas Algozes, espetáculo que propõe ao público a familiarização com a linguagem teatral e o despertar do interesse para a leitura. A peça é baseada no romance homônimo As Vítimas Algozes - Quadros da Escravidão, de Joaquim Manuel de Macedo, adaptado pelos atores Fábio Bruno Guimarães e Ricardo Gonzaga. O texto de Macedo apresenta uma visão controversa sobre a questão da abolição da escravatura no País. A partir das 18 horas.

Museu da Cidade

O Projeto de Coesão Pedagógica no Museu da Cidade, que acontece ao longo do mês, das 9h às 17h, apresenta atividades lúdicas com estudantes das escolas municipais. O tema principal do projeto é “Os santos do mês de junho”, incluindo a data do 2 de Julho como um dos temas a serem trabalhados nos salões do Museu da Cidade.

30/06 – Bule Bule no Museu apresenta, às 10h, temas como o São João, Cordel e Repente para alunos de escolas municipais.

Casa do Benin

Um convênio firmado entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e o Senac/Pelourinho possibilita a participação de pessoas de baixa renda nos cursos de culinária que estão sendo ministrados este mês na Casa do Benin. Os cursos de Culinária Junina, Sequilhos e Salgados para Lanchonete além de garantir uma renda para a população mais carente que não tem acesso aos cursos regulares do mercado, ainda dão oportunidade aos participantes de aprenderem o preparo de lanches e os procedimentos corretos de higiene e manipulação dos alimentos.

Os cursos são gratuitos para pessoas maiores de 18 anos e a inscrição pode ser feita entre 9h e 17h, na Casa do Benin, por meio do encaminhamento de ofícios, no caso de associações que atuam na comunidade e bairros circunvizinhos, bem como por pessoas carentes da comunidade. Neste último caso, devem apresentar comprovante de residência. Confira abaixo a data e horário dos cursos.

13 a 17/06 – O curso de Sequilhos ensina a preparação e modelagem dos diversos sequilhos doces e salgados. Possibilita a atuação como autônomo. De segunda a sexta, das 13h às 17h.

27/06 a 01/07 – Salgados para lanchonete, também com 20 horas, irá preparar os participantes a fazerem diversos tipos de salgados para lanchonete. De segunda a sexta, das 8h30 às 12h30.

08/06 a 31/07 – O artista plástico italiano Maurizio Ferri expõe na Casa do Benin, obras em óleo sobre tela e água forte. A arte do artista, que já expôs no Rio e em São Paulo, sofreu influências do escritor baiano Jorge Amado, mais um forte motivo para expor na capital baiana.