2 de Julho

Fundação Gregório de Mattos reúne órgãos do Município e Estado e define ações para o 2 de Julho

Faltando menos de um mês para a grande festa cívica da Bahia, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), responsável pela organização, planejamento e execução do 2 de Julho em Salvador, reuniu-se, na manhã de quarta-feira (8), com os órgãos da Prefeitura e do Estado diretamente envolvidos com a organização do evento para definir os últimos preparativos ligadas à segurança e infraestrutura da festa deste ano.

A Bahia é o único Estado no Brasil que tem uma data de independência. Por isso, todos os anos, o povo baiano vai às ruas celebrar a sua independência do jugo de Portugal, e comemorar, junto às autoridades locais, a maior data cívica do Estado, que este ano completa 188 anos.

Durante a reunião, a FGM divulgou a Programação Oficial do 2 de Julho, que se inicia no dia 30 de junho, com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, às 7h30. No dia seguinte, 1º de Julho, ocorre o "TE DEUM", às 10h, na Catedral Basílica, e às 15h30, chega o Fogo Simbólico ao Largo de Pirajá. O ponto alto da festa ocorre no 2 de Julho, com a alvorada seguida de queima de fogos no Largo da Lapinha, o hasteamento das bandeiras por autoridades do Estado e do Município e o início do cortejo cívico com o Caboclo e a Cabocla. As comemorações serão encerradas no Campo Grande, com o XX Encontro de Filarmônicas, sob a regência do maestro Fred Dantas, a partir das 19h.

As festividades alusivas à data serão encerradas no dia 5 de julho, com o retorno do Caboclo e da Cabocla do Campo Grande à Lapinha.

Confira a programação oficial completa do 2 de Julho.