Aniversário

Casa do Benin comemora 23 anos de fundação

Casa do BeninEm comemoração aos 23 anos de fundação da Casa do Benin, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), através da Gerência de Arquivo Histórico Municipal, Museus e Bibliotecas realiza, na próxima quinta-feira (12), a mesa-redonda com o tema “Maternidade e Africanidade”, a partir das 14h, no auditório da Casa.

Para falar e debater sobre o assunto, foram convidados o arte-educador do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, Edvaldo Melquiades, a yalorixá do Terreiro Abassá de Ogum, Jaciara Ribeiro, e a educadora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Darci Xavier.

Nos dias 24 e 26, será a vez de comemorar o Dia da África (25/05), com atividades arte-educativas sobre as influências africanas em nossa cultura para alunos das escolas municipais Alan Kardec e Malê Debalê.

Inaugurada em maio de 1988, a Casa do Benin resultou do intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou. Após uma reforma executada pela arquiteta Lina Bo Bardi – que manteve as linhas externas do casario secular, mas modernizou os espaços – a casa abriga uma rica coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde veio a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano.

A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas andanças pelo continente africano. O espaço abriga também exposições temporárias, oficinas artísticas, cursos, seminários entre outras ações.

Serviço Casa do Benin

Horário de funcionamento: 9h às 17h.

Endereço: Rua Padre Agostinho Gomes , n° 17 - Pelourinho.