Patrimônio Cultural

Fundação Gregório de Mattos lança coletânea Capoeira Viva

Foto: Antonio Queirós - SecomArtistas, mestres de capoeira e o público estiveram presentes no lançamento da coletânea de CDs Capoeira Viva, realizado na segunda-feira (2), no Espaço Cultural da Barroquinha. O projeto, idealizado pelo Ministério da Cultura e promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) com o patrocínio da Petrobras, reúne em cinco Cds, músicas de 13 grupos de capoeira de diferentes partes do país.

Entre os grupos selecionados, sete são da Bahia - cinco de Salvador, um de Ilhéus e um de Santo Amaro da Purificação; os demais são de São Paulo, Santos, Campinas, Maranhão, Goiânia e Recife. Os CDs vão ser disponibilizados pela Fundação a instituições interessadas, mediante pedido através de ofício.

De acordo com a consultora da Gerência de Projetos da FGM, Franciane Figueiredo, a iniciativa vem sendo desenvolvida desde 2007 com o intuito de promover a arte marcial, como constituinte do patrimônio cultural brasileiro. Para o presidente da FGM, Ipojucã Cabral, o lançamento do projeto é uma prestação de contas com a cultura e a arte.

“A FGM cumpre seu papel ao contribuir com a realização do projeto, que é objetivamente um reconhecimento a uma das mais importantes manifestações da cultura e da arte, que é a capoeira”, declara.

O mestre Boca Rica, um dos contemplados no projeto, comemora a ação. “Foi gratificante participar do projeto. Recebi o convite da FGM, que se interessou pela regravação do meu quarto CD. Foi uma ação muito importante”, afirmou. O mestre Augusto Torres, autor do livro Capoeira – Arte Marcial Brasileira e também presente ao evento, ressalta que a cultura popular precisa de incentivo do governo e que a ação é um ponto de partida.

Também marcaram presença no lançamento o presidente da FGM, Ipojucã Cabral, e a representante da Secretaria Estadual da Cultura, Arany Santana. Além da exposição de fotos, livros e vídeos, o público pôde conferir também uma roda de capoeira, que encerrou o evento.