Sessão especial na Câmara Municipal discute sobre cultura e a Copa de 2014

Foto: Inaiá LuaUma sessão especial realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal de Salvador, reuniu representantes das artes e autoridades políticas para discutir sobre a cultura na rota da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

A abertura da sessão, promovida pela Comissão de Educação da Câmara, e presidida pela vereadora Olívia Santana (PCdoB) contou com a performance do cordelista Bule Bule, com o repente Abre a Copa Salvador. No plenário, além do grupo de baianas e mestres de capoeira, personalidades da música baiana e representantes do forró, do samba e do rock.

De acordo com a vereadora Olívia Santana, a cultura é de fundamental importância no debate sobre as questões que envolvem a realização de mega eventos, como a Copa do Mundo. “Precisamos discutir, debater o que o Brasil irá mostrar para o mundo na abertura da Copa, afirma.

Presente na mesa de debates, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Ipojucã Cabral, destacou o empenho da vereadora e a importância da iniciativa em apoio à cultura.

“É a primeira vez que o tema cultura é abordado de forma tão consistente no âmbito dos projetos para a Copa. Principalmente agora com a criação da câmara setorial de cultura para a Copa do Mundo. Isso muito nos anima, pois abre um amplo espaço para que a Fundação Gregório de Mattos consiga viabilizar grandes investimentos para a cultura da nossa cidade”.

Ipojucã Cabral ainda destacou a importância do apoio dos poderes estadual, federal, municipal e da iniciativa privada na realização de grandes projetos, a exemplo do Museu do Carnaval, que a FGM está desenvolvendo para implantação no Centro Histórico da Cidade. “Um projeto grandioso como esse que coloca em um amplo espaço tudo sobre o carnaval e sua história, não é possível sem o apoio e a união dessas três esferas de poder”, enfatiza.

Para o assessor especial do Ministério do Esporte, Joel Benin, até o ano de 2019 deve haver um impacto direto na economia brasileira com um PIB de R$ 180 bilhões. O assessor aproveitou a oportunidade para anunciar a instalação da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa 2014, a sétima câmara especial lançada na terça-feira (26), pelo Governo Federal, em Brasília.

Também participaram da mesa de debates o secretário extraordinário para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello, a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, os artistas baianos Jerônimo e Margareth Menezes, a presidente do Conselho de Cultura do Estado, Lia Robatto, e o professor do Departamento de Geografia da UFBA, Clímaco Dias. Entre os presentes na Cerimônia, o assessor especial da FGM, Luciano Suedde, as gerentes Gildete Ferreira e Eridalva Tupinambá, e o coordenador da Copa em Salvador, Leonel Leal Neto.