Aniversário de Salvador

Fundação Gregório de Mattos prossegue com programação cultural até quinta-feira (31)

Mesa-Redonda Casa do BeninFoto: Inaiá Lua
Mesa-redonda discutiu a influência africana na cultura de Salvador, na Casa do Benin
A agenda cultural organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) para comemorar o aniversário de Salvador prossegue até quinta-feira (31) com uma programação rica e eclética, satisfazendo a todos os gostos. Nesta quarta-feira (30), as atividades do Espaço Cultural da Barroquinha começaram no início da tarde, com a participação do samba de roda das Marisqueiras de Ilha de Maré e da 3ª Idade Colônia Z-67. À noite, o agito começa às 18h, com o espetáculo teatral Cidade Vertigem e participação de Fábio Viana, apresenta-se, em seguida, o pianista Marco Antonio de Carvalho, que oferece à plateia um repertório de alta qualidade. Logo após, é a vez do Grupo Expresso do Samba e da Banda Sambador.

No último dia da programação do Espaço Cultural da Barroquinha, amanhã (31), dois grupos apresentam-se a partir das 19h: o Grupo Barlavento e o Mandaia. Este último, figura tarimbada da Bahia, costuma se apresentar na varanda do Teatro Sesc, do Rio Vermelho, e já é bastante conhecido na Europa. Com um repertório variado, indo do jazz ao samba de roda, o Mandaia também já fez música para Caetano Veloso.

O grupo Barlavento levará, para abrir o evento, o músico alemão Bernard Snyder, o “Homem Bomba”, conhecido por tocar vários instrumentos ao mesmo tempo (bateria, violão e gaita). Atualmente, Snyder encontra-se no Brasil para participar do Festival Internacional de Artistas de Ruas.

Mesa-redonda - Já na Casa do Benin, também administrada pela FGM, o encerramento das atividades culturais alusivas aos 462 anos da capital baiana ocorreu na tarde de terça-feira (29), no auditório da instituição, que ficou lotado com a presença de aproximadamente 150 pessoas entre estudantes de História, pedagogos, jovens alunos do Instituto Nextel, representantes de entidades culturais, além do público em geral. Com o tema “Influências africanas na cultura da cidade do Salvador”, uma mesa-redonda reuniu a escritora Iray Galrão, o mestre em Educação Eduardo Santana e o cônsul do Benin na Bahia, Marcelo Sacramento, que apresentaram seus pontos de vista sobre o assunto.

Ascom - FGM

30/03/2011