Orquestras dão show e público lota o Campo Grande

As apresentações fazem parte da agenda cultural em comemoração ao Aniversário de Salvador

Apresentação Neojiba no Campo Grande

Ricardo Castro anunciou uma avant premiere

no Campo Grande da turnê internacional da Neojibá

O concerto da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojibá), sob a regência do pianista e maestro Ricardo Castro, no Campo Grande, domingo (20), consolidou definitivamente o local como o mais apropriado para apresentação de sinfônicas e representou um marco na vida cultural da cidade, assim avaliaram o pianista Ricardo Castro e o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Ipojucã Cabral. O público que lotou a praça acompanhava atentamente a apresentação dos 150 músicos que se revezavam no palco, e demonstrou que a cidade tem público para música erudita.

Promovida pela FGM, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), como parte das comemorações do aniversário de Salvador, a apresentação de uma orquestra do nível da Neojibá foi a primeira a ocorrer no Campo Grande, com um repertório de músicas eruditas, a exemplo de clássicos como Beethoven, Lizst, Wagner e Tchaikovsky, além de peças da música popular e contemporânea do Brasil e latino-americanas. Quem acompanhou a orquestra ficou impressionado com a qualidade dos músicos, que encerrou a apresentação com a música Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.

Ao fazer uma avaliação da receptividade da orquestra no Campo Grande, o maestro Ricardo Castro afirmou que o resultado do projeto foi extremamente positivo, e, em razão do sucesso da apresentação, anunciou, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, uma avant premiere no Campo Grande da turnê internacional do grupo, que será iniciada no dia 21 de maio no Royal Festival Hall, em Londres; apresentando-se, em seguida, nos dias 1º e 8 de agosto, em Berlim, na Alemanha, e Geneve, na Suíça, respectivamente.

A Orquestra Juvenil da Bahia já realizou diversas apresentações no Brasil e no exterior, com uma trajetória de reconhecimento internacional. Em 2010, por exemplo, apresentou-se em Londres e Lisboa. Na apresentação londrina, o solo de piano ficará a cargo de um dos mais importantes e conceituados pianistas da atualidade, o chinês Lang Lang, de 28 anos. Na Suíça e Alemanha, o solo será feito pela não menos competente pianista portuguesa Maria João Pires.

freddantas6871

No sábado, o Campo Grande recebeu o maestro

Fred Dantas e a Oficina de Frevos e Dobrados

A Orquestra Juvenil da Bahia, composta por 100 integrantes de 12 a 25 anos, é a principal orquestra do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, programa do Estado criado em 2007 em Salvador pelo pianista e maestro Ricardo Castro com o objetivo de promover a excelência e a integração social por meio da prática da música.

Fundador e diretor-geral do Neojibá, Ricardo Castro leciona na Haute École de Musique de Lausanne, na Suíça. Premiado diversas vezes, sua carreira inclui apresentações nas mais importantes salas de concerto e apresentações com renomadas orquestras. Desde 2003, o maestro tem colaborado com a pianista Maria João Pires.

No mesmo local, no sábado à noite, o maestro Fred Dantas e a Oficina de Frevos e Dobrados, compostas por 32 músicos, fizeram um concerto que retirou aplausos das centenas de pessoas que participaram do evento. Intitulado Filarmônicas e Diversidades, o show com instrumentos de sopro e percussão mexeu com o público ao misturar uma variedade de ritmos e deixou um sentimento de que a praça já não será mais a mesma sem apresentações de tão boa qualidade. Ao final do concerto, os presentes cantaram parabéns a Salvador.