Performance Metálica Quinteto apresenta-se sexta, no Espaço Cultural da Barroquinha

Grupo Performance Metalica Quinteto

Samba, baião, choro e maxixe são alguns

dos estilos musicais apresentados pelo quinteto

“Um sopro de MPB” é o sugestivo nome do projeto que o grupo Performance Metálica Quinteto apresentará nesta sexta-feira (18), às 14h, no Espaço Cultural da Barroquinha, dentro da programação montada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) para homenagear a cidade pelos seus 462 anos, que serão comemorados no próximo dia 29.

O grupo fará apresentação baseada em um repertório versátil e arrojado, nos mais diversos e variados estilos da música popular brasileira – samba, baião, choro, maxixe, dentre outros – criando uma sonoridade personificada. Compositores de diferentes estilos encontram-se num mesmo repertório, de forma leve e harmoniosa. Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, Caetano Veloso, Noel Rosa, Moraes Moreira, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, unem-se a outros, não menos consagrados, num programa que contempla várias épocas da nossa música popular brasileira.

A formação de um quinteto de metais (dois trompetes, uma trompa, trombone e tuba) é uma das mais antigas e tradicionais na música de câmara, utilizando-se de um repertório geralmente baseado em transcrições de música erudita.

O quinteto conta com instrumentistas conceituados, bacharéis e doutorandos da Escola de Música da UFBA. São eles: Wellington das Mercês (trompetista e arranjador); Joseni Cruz (trompete); Celso Benedito (trompa); Fábio Carmo (trombone) e Hugo Almeida (tuba).

Ascom – FGM

16/03/2011