Pianista paranaense se apresenta em Salvador

pianista

O jovem pianista paranaense Rômulo Aoto de Ramos, 19 anos, se apresenta em Salvador, segunda-feira, dia 09, às 20h no Espaço Cultural da Barroquinha. O artista, que estuda no Conservatório de Lausanne, na Suíça, iniciou a sua carreira musical aos onze anos, quando viu um piano na casa da avó e, curioso, começou a dedilhar e a reproduzir melodias de músicas clássicas que os pais ouviam como Pour Elise, de Beethoven e a Marcha Turca, de Mozart. A entrada é franca.

Aproveitando suas férias no país, o jovem pianista faz uma grande turnê de 22 apresentações entre São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.

Para a turnê no Brasil traz na bagagem um pouco da experiência de dois anos na Europa, sintetizada em um programa que terá Ludwig van Beethoven, Frederic Chopin, Antônio Carlos Gomes, Brasílio Itiberê, Amaral Vieira e Franz Lizst. “O critério foi incluir músicas de autores brasileiros, além de composições bem conhecidas. As apresentações proporcionarão uma boa divulgação da música brasileira do período do romantismo, raramente tocada”, revelou o músico. “Tocar muitas vezes o mesmo repertório para diferentes públicos é uma grande experiência profissional. Às vezes, é mais importante do que estudar com bons professores. É uma excelente oportunidade nessa idade”, comentou o maestro e pianista Ricardo Castro, um dos seus professores na Suíça.