Exposição fotográfica na Casa do Benin

mailing  A programação cultural de Agosto da Casa do Benin começa com a mostra do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, intitulada “Zeladores de Voduns e outras entidades do Benin ao Maranhão”, vencedora do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, que será aberta nesta quinta-feira, dia 5 de agosto.

Márcio Vasconcelos visitou sete cidades do Benin, onde fotografou 20 sacerdotes com o objetivo de registrar as semelhanças e identidades comuns entre os terreiros maranhenses e benienses. O resultado pode ser conferido nas 60 imagens de 70 x 100cm que compõem a exposição, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da  Fundação Gregório de Mattos.

Inaugurada em São Luiz em novembro de 2009, a exposição de Márcio Vasconcelos  foi premiada pela Fundação Palmares e ficou em cartaz no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera (São Paulo), durante os meses de Maio e Junho. Desde tempos imemoriais se cultua os voduns da família real do Daomé, hoje o Benin. No Brasil o culto se concentra no Maranhão, onde o primeiro terreiro foi fundado em 1840. “A proposta da exposição é oferecer um documento fotográfico da atual situação de terreiros e seus respectivos chefes no Benin e Maranhão”, diz Márcio Vasconcelos, fotógrafo profissional independente que há mais de uma década se dedica a registrar manifestações da cultura popular e religiosa dos afro-descendentes no estado do Maranhão.

Todas as fotografias da mostra foram realizadas entre Março e Agosto de 2009 e poderão ser vistas na Casa do Benin – situada no Centro Histórico (Pelourinho) à Rua Padre Augustinho Gomes, nº 17 -, até Novembro. Mais informações ligue (71) 3241-5679 ou envie e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.