Ilê Axé Opô Afonjá é tema de encontro na Casa do Benin

A Casa do Benin, situada no Centro Histórico à Rua Padre Augustinho Gomes, nº 17 – Pelourinho -, abri suas portas nesta quarta-feira, 21 de Julho, das 13:30h às 17h, para uma mesa redonda sobre o tema “Ilê Axé Opô Afonjá: 100 anos de Cultura, Educação e Axé”. O objetivo do debate é enaltecer os aspectos culturais, sociais e educativos do terreiro homenageado, para que não somente a sua função religiosa seja reconhecida pela sociedade. A platéia predominante será de professores, coordenadores e diretores de escolas municipais de Salvador.

opoafonja

Terreiro Ilê Axe Opô Afonjá

Homenagem às vovós

Na quinta-feira, dia 22, também no mesmo horário, no espaço aberto do quiosque da Casa do Benin, 30 crianças integrantes do grupo dos Griôs Mirins da Escola Municipal de Educação Infantil Tereza Cristina farão atividades e apresentação artística em homenagem ao Dia das Avós celebrado em 26 de Julho. Por ser a ancestralidade e a maternidade qualidades extremamente relevantes na cultura africana, estudantes e avós convidadas participarão de um encontro com a vovó Valdina Pinto que contará estórias e falará da importância do respeito e da devoção aos mais velhos para uma boa educação familiar e escolar.

Na pauta do encontro consta uma palestra destacando o aspecto antropológico do terreiro e outra que abordará as experiências didáticas positivas que versam sobre a cultura afro-brasileira. As palestrantes serão as professoras NIvalda Costa, diretora da AMAFRO – Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira – e Iraildes Nascimento, vice-diretora da Escola Municipal Eugênia Anna. Na oportunidade haverá uma apresentação artística do grupo de alunos da escola, sob a coordenação do educador Domiciano Santos.