Oficina de lideranças femininas negras

A “Oficina sobre a liderança feminina nas religiões de matriz africanana Bahia”, realizada nos dias 28 de maio e 08 de junho, no Espaço Cultural da Barroquinha,foi encerrada com mais um encontro de mulheres dos terreiros de Candomblé daBahia.

O evento, realizado pelo Grupo Hermes de Cultura e Promoção Cultural e Promoção Social, o INTECAB – Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira e do MOLIMNBRA – Articulação de Mulheres Negras, em parceria com a SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade), através da Superintendência de Políticas para Mulheres e apoio da Fundação Gregório de Mattos, teve como objetivo provocar a reflexão, viabilizando a troca de saberes entre lideranças femininas de religiões de matriz africana de diferentes nações.

Na abertura do último dia da Oficina houve, pela manhã, mostra do filme “Intolerância Religiosa uma Ameaça a Paz”. O evento prosseguiu com Toques da Nação Gegê e Umbanda e debates. À tarde aconteceu a Mesa Redonda: “Ser Mulher Negra e Liderança em Diferentes Contextos” e a fala das representantes de cada nação. “Não se pode negar que até hoje, as mulheres são referenciais de lideranças no Candomblé, que é uma religião como qualquer outra, que precisa ser discutida, difundida, respeitada e reconhecida”, observou na oportunidade a Ekedy Sinha, coordenadora do evento.