Cinema na Praça - AVATAR

A volta das sessões cinematográficas ao ar livre na cidade preparada pela Fundação Gregório de Mattos será na próxima quarta, dia 26/05, às 18h30, na Praça Thomé de Souza (Municipal), com a exibição de AVATAR, filme dirigido por James Cameron e com participação da atriz Sigourney Weaver.

Sétima Arte

Projeto Cinema na Praça exibe Avatar no Centro de Salvador

O Projeto Cinema na Praça iniciado em 1988 e efetivado dois anos depois, na gestão do prefeito Fernando José e com Francisco Pessoa na presidência da Fundação Gregório de Mattos, comemora este ano 20 anos e está de volta com o filme Avatar.

A programação especial do retorno das sessões cinematográficas ao ar livre na cidade foi preparada pela Gerencia de Promoção Cultural da FGM e será iniciada no próximo dia 26, às 18h30, na Praça Thomé de Souza (Municipal), com a exibição do premiado filme dirigido por James Cameron e com participação da famosa atriz Sigourney Weaver. "No inicio o espaço utilizado era o exterior do Teatro Gregório de Mattos com filmes de 16 mm, muitos dos quais trazidos de São Paulo, com o apoio da Sani Filmes. Depois partimos para os bairros divulgando junto às comunidades carentes, a sétima arte baiana e brasileira, com uma programação eclética que incluía também filmes estrangeiros”, diz Bernardo Loureiro, responsável pela implantação e coordenação do projeto.

Em 1998, o Cinema na Praça recebeu apoio do Ministério da Cultura, através da liberação de verbas para compra de equipamentos de sonorização e projeção. “Neste período utilizamos o formato VHS por ser mais accessível e, logo depois, começamos a utilizar DVD”, revela Loureiro. Na gestão do Prefeito João Henrique, o Cinema na Praça passou a ser apresentado na Praça Thomé de Souza e, depois, exibido nos bairros de Ilha de São João, Vila Canária, Arenoso, Valéria, Cajazeiras, Plataforma, Largo do Papagaio, entre outros. O Projeto também foi utilizado para lançamento de filmes de cineastas baianos, como "Preto no Branco" de Joel Almeida lançado em 2000. Avatar é um filme de ficção com fotografia, efeitos especiais, elenco, direção e roteiro que prendem a atenção da platéia durante toda a exibição. No futuro, Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-militar paraplégico que é levado a outro planeta, Pandora, habitado pelo povo Na vi, raça humanóide com língua e cultura próprias. É nesse lugar que ele lutará pela própria sobrevivência e pela vida dessas estranhas criaturas.

O projeto Cinema na Praça da prefeitura de Salvador, executado pela Fundação Gregório de Mattos, prosseguirá com a passagem de filmes nacionais e internacionais de sucesso toda quarta-feira, no mesmo local e horário. A produção do evento informa que a programação do primeiro semestre será encerrada no dia 16 de Junho, em razão dos preparativos do Dois de Julho que é de responsabilidade da FGM. A nova grade de filmes voltará a ser exibida a partir de 14 de Julho. Programação do Projeto Cinema na Praça para o mês de Junho: Dia 02/06: Besouro (Direção de João Daniel Tikhomiroff) – 180 min. Dia 09/06: A Mulher Invisível (Direção de Cláudio Torres) – 94min. Dia 16.06: Casa da Mãe Joana (Direção Hugo Carvana) – 93 min. •

* Programação sujeita a alterações e cancelamentos de acordo com as condições meteorológicas.

FGM/Ascom 19.05.2010