Diploma da Unesco para FGM

Fundação Gregório de Mattos receberá diploma da Unesco

A Fundação Gregório de Mattos receberá da Unesco, no próximo dia 17 de dezembro, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, a outorga do diploma de Registro Nacional do Arquivo histórico Municipal.  O órgão da Prefeitura Municipal de Salvador agora integra o Registro da Memória do Mundo, com o seu patrimônio documental e torna-se uma referencia mundial, graças à riqueza de informação de suas bibliotecas e arquivos.

O Programa Memória do Mundo, que trabalha para despertar a consciência coletiva sobre a importância do patrimônio documental da humanidade, incluindo museus existentes em todo o planeta, reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, e concede registro e certificado de identificação às instituições selecionadas. A Fundação Gregório de Mattos será representada na entrega do diploma, pelo professor Elísio Medeiros, gerente de Bibliotecas, Arquivos e Museus da cidade.

O Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - Mow Brasil, em setembro de 2004. Desde a sua instalação oficial, em 2007, o Comitê lançou dois editais de nominação ao Registro Memória do Mundo do Brasil, dos quais resultaram vinte acervos documentais, entre os quais o Arquivo do Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul (CLAMOR), Arquivo Getúlio Vargas, Arquivo Guimarães Rosa, Arquivo Machado de Assis e Arquivo Oswaldo Cruz.

Em 2008 foram nominados novos acervos documentais, entre eles o Arquivo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Arquivo Oscar Niemeyer, Arquivo Joaquim Nabuco, Arquivo do Tribunal da Relação do Estado do Brasil e da Bahia e o Fundo Serviço de Proteção ao Índio, entre outros. Após obterem o Registro Nacional, alguns desses acervos foram encaminhados à nominação pelo Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo (MOWLAC), que incrementa ações voltadas para a valorização do patrimônio documental brasileiro.  O Comitê Nacional do Brasil acolheu a candidatura da Fundação Gregório de Mattos, pelo fato do órgão municipal ser detentor de um conjunto documental de valor inquestionável e excepcional para a memória documental brasileira.

Salvador, 09 de dezembro de 2009

Assessoria de Imprensa da Fundação Gregório de Mattos