Apresentação das Ações de Fomento FGM 2017

A Fundação Gregório de Mattos apresenta as Ações de Fomento 2017.

Viva Cultura, que estava inativo desde 2010, foi alinhado às diretrizes da atual política cultural do município, bem como ajustado às demandas e tendências da atualidade no que se refere a incentivo fiscal para a cultura, diminuindo a burocracia e aumentando a eficácia do programa. O investimento será de R$ 3,8 milhões, onde através de renúncia fiscal, as empresas privadas são estimuladas a investir em arte e cultura local.  Outro destaque é a mudança no formato do projeto Boca de Brasa, que passa a ser chamado de Espaço Boca de Brasa, o edital vai selecionar três projetos de instituições culturais sem fins lucrativos, com enfoque em formação, produção, difusão e fruição, sediadas em diferentes territórios culturais da cidade, comprometidas com o desenvolvimento cultural do território e a sustentabilidade do próprio projeto, que serão denominados Espaços Culturais Boca de Brasa, funcionando como centros irradiadores de cultura e aglutinadores de artistas e grupos da região de abrangência, além de articularem-se às políticas municipais e projetos institucionais da FGM. Serão R$ 150 mil para cada projeto a ser executado no período de 1 ano. O edital Capoeira Viva Salvador volta para colaborar na promoção de políticas de salvaguarda desse patrimônio imaterial da humanidade que é a Capoeira.

Arte na TV – Ano II volta em sua segunda edição para selecionar projetos voltados para o setor de audiovisual. O lançamento do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano II contemplará a publicação de oito obras literárias, de autores soteropolitanos nas categorias: Conto, Crônica, Dramaturgia, Infantil, Poesia, Romance, Republicação e Categoria Livre. O Arte Todo Dia – Ano III vai selecionar trinta (30) propostas artístico-culturais de pequeno porte, de pessoas físicas, MEI e Instituições, inclusive as relacionadas ao calendário cultural da cidade. As Faixas de Premiação serão distribuídas em: 15 propostas de R$ 10 mil; 10 propostas de R$ 20 mil e 5 propostas de R$ 30 mil.

Abaixo, o cronograma com datas, links e período de inscrição para cada edital - os links só estarão ativados nas datas de abertura de cada edital:

1.    Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano II:

ü  Inscrições e informações – nesta edição, TODAS as inscrições serão feitas apenas pelo sistema on line, através do link: www.seloano2.salvador.ba.gov.br.

ü  Período de inscrição: a partir da meia noite do dia 24/03 até às 23h59 do dia 09/05.

2.    Arte Todo Dia – Ano III:

ü  Inscrições e informações – TODAS as inscrições serão feitas apenas pelo sistema on line, através do link: www.artetododia.salvador.ba.gov.br.

3.    Viva Cultura: Programa de Incentivo Fiscal para projetos de todas as linguagens artísticas e segmentos culturais, com orçamento de até 300 mil reais por projeto.

ü  Inscrições e informações – através do link: www.vivacultura.salvador.ba.gov.br.

ü  Período de inscrição:  28/04 – fluxo contínuo

4.    Capoeira Viva Salvador: serão premiadas nove propostas de pessoas físicas, MEI e Instituições de Capoeira, voltadas para promoção de políticas de salvaguarda, nas categorias: Identidade e Memória; Intercâmbio e Formação; Inclusão e Cidadania, sendo 3 prêmios de R$ 30 mil e 6 prêmios de R$ 15 mil.

ü  Inscrições e informações – através do link: www.capoeiraviva.salvador.ba.gov.br.

ü  Período de inscrição: 15/05 a 30/06

5.    Espaços Boca de Brasa: Seleção de 3 projetos de Instituições culturais sem fins lucrativos, com enfoque em formação, produção, difusão e fruição, sediadas em diferentes territórios culturais da cidade, comprometidas com o desenvolvimento cultural do território e a sustentabilidade do próprio projeto, para promover a ocupação do que serão denominados Espaços Culturais Boca de Brasa, funcionando como centros irradiadores de cultura e aglutinadores de artistas e grupos da região de abrangência, além de articularem-se às políticas municipais e projetos institucionais da FGM. São R$ 150 mil para cada projeto a ser executado no período de 1 ano.

ü  Inscrições e informações – através do link: www.bocadebrasa.salvador.ba.gov.br.

ü  Período de inscrição: 15/05 a 30/06

6.    Arte na TV Ano II: Seleção de projetos de produção de conteúdo, distribuição e formação técnica para o audiovisual.

ü  Inscrições e informações – através do link: www.artenatv.salvador.ba.gov.br.

ü  Período de inscrição: 01/06 a 14/07