Caminhos da Leitura encerra edição piloto em 2017 com novidades para 2018

Caminhos da Leitura é um programa de arte-educação que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e praças, inicialmente, nos bairros de Cajazeiras, Liberdade e Ribeira. A atividade foi idealizada pela Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

No projeto piloto, iniciado em 2017, foram executadas 24 ações de promoção da leitura desenvolvidas em 28 dias, no período de 16.10 a 28.11, com perspectiva de crescimento para 2018, a fim de continuar as práticas de incentivo ao hábito da leitura.

Dia 14.12, às 10h, na Biblioteca Edgard Santos – Ribeira, acontece o evento de encerramento do Caminhos da Leitura 2017, com a presença dos parceiros do Programa, professores, gestores dos bairros envolvidos (Cajazeira - Ribeira e Liberdade), agentes de leitura e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro. A programação traz apresentação da Leiturinha Cantada, cantando o caminho que a leitura percorreu nesses dois meses e uma exposição com registros fotográficos de cada visita.

Novidades 2018

Dentro do viés de incentivo ao hábito da leitura, em 2018 o programa retorna, ainda sem data prevista, ampliando os projetos, com a entrada da Sacola literária, onde, de três em três meses, pretende-se fortalecer a leitura social, através de uma sacola que carregará livros para escolas, creches, abrigo de idosos... contando a história de Salvador, com assuntos a serem trabalhados dentro de um calendário temático.  Autores baianos serão priorizados, como Cid Teixeira e tantos outros, conforme o tema do período. Está sendo firmada uma parceria com o Projeto Dom Quixote - Ufba, Sesc e Cidade Mãe. O formato tem o intuito de proporcionar momentos de lazer e descontração através da literatura. A Viagem do Conhecimento é outra proposta que trabalhará com literatura, história, turismo e entretenimento. A ideia é firmar parcerias com empresários de transporte público do município ou que trafeguem pela cidade – ainda em fase de prospecção -, onde, nas linhas com roteiros que trafegam por pontos turísticos e históricos de Salvador, dentro dos ônibus terá uma espécie de biblioteca com um acervo informativo, em forma de pequenas cartilhas, promovendo uma prazerosa aula de história de maneira inusitada, contando ou revelando segredos pitorescos e curiosos sobre alguns desses pontos turísticos, ruas, avenidas e monumentos do itinerário dos coletivos que partem da Estação da Lapa para diversos bairros da cidade. O objetivo é despertar a importância da leitura e promover o fortalecimento identitário da população soteropolitana, além de envolver o turista através dessa fonte de informação e conhecimento.

Solenidade de encerramento do projeto Caminhos da Leitura 2017

Dia 14.12 - 10hs