Prefeitura Municipal de Salvador

Tia Má faz participação especial em Oficina no Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360

Tia Má faz participação especial em Oficina no Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360

Começam amanhã (06), a partir das 08h, as Oficinas no Espaço Cultural Boca de Brasa - Subúrbio 360 (Vista Alegre), promovidas pela Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador. No sábado (07)às 08h, a primeira aula para a turma de Formação para Agentes Culturais será aberta ao público e contará com a participação de Tia Má, na Palestra "A Periferia é Potência", com Hélio Santos (Vale do Dendê).

 

As aulas acontecem de sexta a domingoaté 27 de maio, com apresentação dos resultados na Mostra Final de 1º a 3 de junho de 2018, no Espaço Cultural Boca de Brasa - Subúrbio 360Ao todo, foram selecionadas 233 pessoas. O total de vagas previsto inicialmente pela Gerência de Equipamentos Culturais (Gequip) da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador, eram 180.  Diante da demanda, houve um aumento nas vagas das turmas de Arte urbana (Grafite) e Áudiovisual e a criação de uma terceira turma em Teatro (relação divulgada na fan page oficial @espacoculturalbocadebrasa e no site da FGM www.cultura.salvador.ba.gov.br). 

 

Sexta-feira (06), no turno da manhã, a primeira Oficina será a de Escrita Criativa, que conta com turma única, ministrada pela Assovio Comunicação Criativa , das 8h às 12h; a turma 1 de Audiovisual começa às 09h, com o Coletivo Cutucar; já a turma 1 de Artes Urbanas (Grafite), com os professores Lee27 e Isabel Pita, acontece das 9h às 12h. A tarde, o Coletivo Cutucar dá início as aulas da turma 2 de Audiovisual, das14h às 17h

 

No sábado (07), pela manhãdas 08h às 12h, a turma única de Agentes Culturais, que será conduzida pela Vale do Dendê, abre a temporada com palestra inspiradora "A Periferia é Potência"comandada por Hélio Santos (cofundador da Vale do Dendê) e participação especial de Tia Má. Hélio Santos é diretor de relações governamentais e mentorias, Doutor em Administração e Mestre em Finanças. É consultor da Pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”. Palestrante e consultor na área de gestão da diversidade, com foco em inclusão de mulheres, negros e pessoas com deficiência no mundo corporativo. É autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso”. Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD e Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial. Atuou como Consultor na área de Gestão da Diversidade para diversas organizações. Maíra Azevedo (Tia Má) é uma jornalista, atriz e influencer que usa do humor sarcástico para falar sobre como relacionamento, política, racismo e machismo nas redes sociais, TV,  Rádio e palestras. Eleita uma das blogueiras mais influentes da internet e capa de revistas, Tia Má foi a primeira mulher negra a apresentar um stand up no Brasil. Das 09h às 12h, a turma 1 de Audiovisual terá aulas com o Coletivo Cutucar; no mesmo horário, a turma 2 de Artes Urbanas (Grafite) tem início com Lee27 e Isabel Pita.  No turno da tarde, é a vez da turma 2 de Audiovisual ter o segundo encontro com o Coletivo Cutucar, das 14h às 17h.

 

única oficina que não começa amanhã é a de Teatro, iniciando a partir da próxima sexta-feira (13), com a turma 1, das 13h às 17h; turmas 2 e 3, domingo (15), das 8h30 às 12h.

 

Boca de Brasa

Desde 2013, a Fundação Gregório de Mattos desenvolve ações que visam a promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Em 2013, a ação recebeu um novo formato, que contempla oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições, com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lança o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes. Em 2018, a Prefeitura de Salvador constrói o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa, dentro do Subúrbio 360, promovendo oficinas para os alunos e comunidade local nos finais de semana, de sexta a domingo. A estrutura conta com um teatro equipado com som e luz, 400 lugares na plateia e camarins. O mesmo teatro vira auditório, quando necessário. Além disso, duas salas serão utilizadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais.

 

SERVIÇO

 

O que: Início das Oficinas no Espaços Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360, com palestra inspiradora "A Periferia é Potência", dia 07, ministrada por Hélio Santos (cofundador da Vale do Dendê) e participação especial de Tia Má.

 

Quando: de sexta a domingo, a partir do dia 06/04, às 08h – programação abaixo:

 

SEXTA - MANHÃ

·         Escrita Criativa - Turma Única - Responsável: Assovio Comunicação Criativa - Horário: 8h às 12h

·         Audiovisual - Turma 1 - Responsável: Coletivo Cutucar - Horário: 9h às 12h

·         Artes Urbanas (Grafite) - Turma 1 - Responsável: Lee27 e Isabel Pita - Horário: 9h às 12h

 

SEXTA (06) - TARDE

·         Audiovisual - Turma 2 - Responsável: Coletivo Cutucar - Horário: 14h às 17h

 

SÁBADO (07) - MANHÃ

·         Audiovisual - Turma 1 - Responsável: Coletivo Cutucar - Horário: 9h às 12h 

·         Artes Urbanas (Grafite) - Turma 2 - Responsável: Lee27 e Isabel Pita - Horário:  9h às 12h 

·         Agentes Culturais - Turma Única - Responsável: Vale do Dendê - Horário: 8h às 12h - Conteúdo: palestra inspiradora "A Periferia é Potência", com Hélio Santos (cofundador da Vale do Dendê) e participação especial de Tia Má

 

SÁBADO (07) - TARDE

·         Audiovisual - Turma 2 - Responsável: Coletivo Cutucar - Horário: 14h às 17h

 

Observação: as turmas de Teatro iniciam na segunda semana (a partir do dia 13) – turma 1, às sextas, das 13h às 17h; turmas 2 e 3, aos domingos, das 8h30 às 12h.

 

Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa - Subúrbio 360

End: R. da Paz, s/n, Vista Alegre