Reconectar

A ação #Reconectar consiste na instalação de placas informativas presenciais e de QR Code, que, por meio de um programa de leitura desse código, instalado no celular ou tablet, possibilita o acesso a link contendo a ficha técnica de cada um dos monumentos, com maiores informações e disponível em três línguas: português, inglês e espanhol. A proposta vem sendo ampliada e já está em andamento a instalação de três circuitos de visitação, voltada a alunos de escolas municipais e quem mais se dispor a acompanhar o grupo, agendada para iniciar em agosto de 2018, com acompanhamento de guia:

1.     Centro Histórico (Praça da Sé a Praça Castro Alves)

A rota da cidade fundada por Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil, em 1549, compreendida entre duas portas, Santa Catarina ao norte e Santa Luzia ao sul. Eis a cidade planejada, o centro administrativo do país, a “Cabeça do Brasil”, onde estavam instalados importantes pólos do poder colonial: Palácio Rio Branco (sede do governo), Casa de Câmara e Cadeia, e Catedral da Sé (demolida no século XX, em prol da modernidade). A história de Fundação da Cidade do Salvador pode então ser lida através dos edifícios e monumentos instalados nesse roteiro, sendo esses: Cruzeiro do São Francisco, Chafariz do Terreiro de Jesus, Fonte Cibernética, Estátua Zumbi dos Palmares, Busto Dom Pedro Sardinha, Cruz Caída, Estátua Tomé de Sousa, Marco do 4º Centenário de Fundação da Cidade do Salvador, Busto do Padre Manuel da Nóbrega, Painel de Carybé, Busto Dodô e Osmar, Busto Silvio Deolindo Fróes, Estátua de Gregório de Matos e Estátua Castro Alves.

2.     Cidade Moderna (Praça Castro Alves ao Campo Grande)

A rota da cidade moderna, em expansão e transformação a partir do século XX. Uma cidade que tomara outra dimensão, muito além das suas portas, em um cenário de higienização e modernização. E nesse contexto, se insere a remodelação urbana, o embelezamento da cidade com novas edificações, e a modernização do sistema de transporte com os bondes, elevador e planos inclinados. Esse roteiro se apresenta enquanto convite para apreciação do tradicional em dialogo com o moderno, através dos seus exemplares instalados nesse trecho,sendo esses: Busto L. L. Zamenhof, Relógio de São Pedro, Barão do Rio Branco, Busto João de Deus Nascimento, Busto Manuel Faustino, Busto Luiz Gonzaga das Virgens, Busto Lucas Dantas Amorim Torres, Chafariz da Cabocla, Obelisco D. João VI, Busto D. João VI, Monumento ao 2 de Julho.

3.     Vila Primitiva (Forte São Diogo ao Cristo da Barra).

A rota da cidade primitiva, povoação onde estava instalada uma vila tupinambá, e por onde passaram os estrangeiros que desembarcavam pela larga barra da Baía de Todos os Santos, ou seja, pela Ponta do Padrão, entre o Farol e o Porto da Barra. Ali se instalou Diogo Álvares, o Caramuru, e sua extensa família, Francisco Pereira Coutinho, capitão donatário, e depois Tomé de Sousa, governador geral, até a fundação da cidade. Esse roteiro, dá conta do cerne da cidade, do chamado “caminho do conselho”, de onde saiam às principais decisões da província, e onde estão importantes exemplares de templos religiosos, fortificações e marcos, além dos monumentos: Forte de São Diogo, Marco de Fundação da Cidade, Painel de Azulejos Portugueses, Forte de Santa Maria, Stefan Zweig, Almirante Marquês de Tamandaré, Padrão do Descobrimento, Farol da Barra, Cristo da Barra, Cruz da Galícia.