:: Patrimônio Cultural de Salvador

:: Downloads

Link documento PDF

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla ex libero, rutrum eget euismod eu, facilisis et velit. Nulla leo massa, pretium eget elementum sodales, malesuada ac ex. Suspendisse neque eros, pulvinar sit amet urna vitae, varius mollis lorem. Mauris cursus, lectus quis ultricies consequat, quam nisl varius nibh, ac imperdiet lectus risus in lectus. Phasellus ut lacus ut eros fringilla luctus. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Maecenas tempus nunc vitae nisl consectetur, lobortis eleifend dolor tempus. Aenean at orci eget augue efficitur hendrerit. Nullam vel ex sed lectus sagittis consectetur sed ut magna. Donec vestibulum justo sed felis scelerisque porta. Mauris placerat venenatis lorem, id tristique nulla fermentum id. Cras ultrices ex at ex ultrices commodo. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos.

Maecenas porttitor dapibus ante, eu sollicitudin felis rutrum non. Sed imperdiet hendrerit convallis. Mauris at volutpat risus. Aenean in ante leo. Sed euismod scelerisque malesuada. Nullam vitae sodales est, at scelerisque nibh. Sed id tellus eu felis dictum tristique. Ut tempor dui a gravida hendrerit. Ut dictum accumsan purus, ullamcorper rutrum risus congue a. Etiam vulputate mi eget accumsan eleifend. Donec fringilla placerat justo, et malesuada orci hendrerit nec. Aenean massa tellus, ultrices id dolor id, porta ultrices nulla.

Ut sollicitudin magna sed ex aliquam, et eleifend elit posuere. Quisque imperdiet ante id tincidunt maximus. In fringilla interdum libero, sit amet facilisis purus pulvinar quis. Sed aliquam dapibus maximus. Nulla pretium tempor pretium. Vivamus convallis magna arcu. Cras suscipit massa dolor, id tempus eros gravida lacinia. Curabitur consequat consectetur lorem, a fringilla mauris suscipit quis. Donec nec mollis tortor. Etiam neque massa, mollis quis neque interdum, ullamcorper congue odio. Integer in malesuada nunc. Pellentesque accumsan dolor velit, quis suscipit odio dictum sit amet. Sed laoreet neque sem. Sed laoreet purus ligula, vel blandit ex lacinia sollicitudin.

Link documento PDF

:: Educação Patrimonial

:: Conceito Patrimônio Cultural

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA

LEI DE PATRIMÔNIO

Salvador, primeira capital do Brasil, é uma cidade que reúne grande riqueza histórica e cultural que pode ser conferida em imóveis edificados e em saberes cultivados por sua população. No entanto, até antes da atua gestão, a Prefeitura não havia desenvolvido políticas voltadas para a preservação do patrimônio da cidade.

No dia 29 de janeiro de 2014, o Prefeito ACM Neto sancionou a Lei nº 8550/2014, que instrui normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural do município de Salvador. O documento normatiza os processos de tombamento de bens materiais e imateriais e indica as instâncias e etapas de deliberação para o tombamento.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural foi instituído no Decreto 25.801/2015, cujas principais funções são deliberar, fiscalizar e avaliar a aplicação dos institutos de proteção do patrimônio cultural do município; colaborar com a FGM na organização da política de preservação dos bens culturais do município; entre outras. No dia 30 de janeiro, foram nomeados seus 11 membros, oriundos da administração pública nas esferas municipal, estadual e federal, bem como da sociedade civil organizada.

Atualmente sete bens em processo de tombamento, são eles 1) a Pedra de Xangô, em Cajazeiras; 2) o Terreiro Hunkpame Vodum Zo Kwe, no Curuzú; 3) a Casa de Retiro São Francisco, em Brotas; 4) a Casa onde morou Carlos Marighella, em Nazaré; 5) a Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no Largo dos Aflitos; 6) a Estátua de Jesus Cristo Redentor, na Barra; e 7) o Ofício de Organistas  e Organeiros.

MONUMENTOS HISTÓRICOS

A Fundação Gregório de Mattos é o órgão municipal responsável pela preservação, recuperação e instalação de monumentos históricos em Salvador. De 2013 até hoje, 26 monumentos foram restaurados, 1 está em recuperação, 8 se encontram em processo licitatório e 13 estão previstos para 2016.

Dentre todos, destaque para a recuperação do Memorial Clériston Andrade, na Avenida Garibaldi; do Relógio de São Pedro, na Praça de São Pedro; da Sereia de Itapuã, a criação do Busto de Dorival Caymmi, também em Itapuã; Odoya, Jorge e Zélia, Cetro Ancestralidade e Colombo, Rio Vermelho.

Subcategorias