Patrimônio É... Santo Antônio: Festa e Devoção

Dia 12 de junho, a roda de conversa sobre educação patrimonial puxa a reza de Santo Antônio no Espaço Cultural da Barroquinha

Em junho, mês dos santos juninos, tradição e cultura do povo brasileiro, em especial, do nordestino, a Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, traz Santo Antônio: Festa e Devoção como tema do Patrimônio É..., roda de conversa sobre educação patrimonial.

Além de homenagear o santo casamenteiro e que também tem como forte achar coisas perdidas, o evento acontece numa data bastante simbólica: Dia dos Namorados, terça-feira (12), excepcionalmente às 17h, com a reza tradicional de Santo Antônio puxada pela turma da Faculdade Livre da Maturidade São Bento, acompanhada pelo professor de música Mauríssio Santti e Graça Senna, Coordenadora da Faculdade, que na sequência, às 18h, fará a mediação do bate papo, com a participação do maestro Keiler Rêgo, Mirna Dantas e do Prof. Luiz Mário, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Sobre os expositores

Maestro Keiler Rêgo - Maestro e Compositor. Nascido em 1954, natural de Salvador, Bahia. Formado em Composição e Regência pela UFBA, fez especialização em Música e Ação Social na Escola de Administração Fazendária (ESAF-BA) e na Escola de Música de Brasília. Comendador das Artes pela Faculdade Ibero Americana, 2005. Desde 1976 dirige corais e grupos musicais comunitários, atuando como compositor e arranjador, desenvolvendo trabalhos em diversas empresas e comunidades. Tem atuação marcante no panorama cultural da comunidade com eventos como Oratório de Santo Antônio, Tributo a Luis Gonzaga e o Coral das Crianças (Natal na Praça da Sé em Salvador) Eventos que têm grande afluência de público e atuam há mais de 10 anos.

Mirna Dantas – Museóloga, com estudos em Arte Sacra.

Prof. Luiz Mário - Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1979) e Doutor em Pintura pela Escuela de Bellas Artes de San Carlos -Universidad Politécnica de Valencia – Espanha (2015). Atualmente é professor Associado nível 1 da Universidade Federal da Bahia e Coordenador do Curso Livre de Pintura da EBA. Foi Chefe do Departamento por dois períodos: (1994-1996) e (2004-2005) e Coordenador do Curso Superior de Decoração (2010-2012) e (2014-2016). Tem experiência na área de artes atuando nos seguintes temas: arte educação, exposições, pintura, decoração de eventos, conferências e palestras. Recebeu três bolsas de estudos para investigações artísticas na Europa pelas seguintes instituições espanholas: Programa de Cooperación Interuniversitária (2002), Xuntanza Internacional de Artes (2004) na Galícia e Fundación Carolina e Banco Santander para investigar as Festas para San Antonio Abad (2010), nos arredores de Castellón da comunidade valenciana, como parte complementar a pesquisa sobre as Festas para Santo Antônio na Casa Baiana.

O Projeto

Patrimônio é... um projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

Parceria

A Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a Faculdade Livre da Maturidade São Bento, que fica no anexo da Igreja da Graça. A instituição promove curso livre de atualização cultural e qualidade de vida para homens e mulheres com mais de cinquenta anos. São oferecidos aos alunos atividades para bem estar físico, mental, espiritual e social, através de uma grade composta por oficinas de dança, pintura, artesanato, idiomas, moda, música, teatro, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, o grupo realiza e participa de eventos, festas, passeios, viagens, palestras e muitos mais. Durante todo o ano, os discentes da melhor idade têm cadeiras garantidas em todas as edições do Patrimônio É... 2018.

SERVIÇO

O que: Patrimônio É... roda de conversa sobre Patrimônio Cultural com tema Santo Antônio: Fé e Devoção. Nesta edição especial, será puxada a tradicional reza de Santo Antônio pela turma da Faculdade Livre da Maturidade São Bento, acompanhada pelo professor de música Mauríssio Santti e Graça Senna, Coordenadora da Faculdade, que na sequência fará a mediação do bate papo, com a participação do maestro Keiler Rêgo, Mirna Dantas e Prof. Luiz Mário.

Quando: 12/06, às 17h – reza tradicional de Santo Antônio

18h – Início da roda de conversa