Prefeitura Municipal de Salvador

Expressão da Moda em Salvador é o tema da próxima edição do Patrimônio É…

 

Expressão da Moda em Salvador é o tema da próxima edição do Patrimônio É…

 

Além do bate papo, nesta edição acontece o desfile da grife Susy Cardoso

 

 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz A Expressão da Moda em Salvador como tema para a roda de conversa Patrimônio É... da próxima terça-feira (20), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

 

A palavra moda refere-se aos diversos estilos de vestuário, além de representar o comportamento de uma época. Sendo sinônimo de “costume”, a moda reflete a sociedade em que está inserida. Em Salvador ela se faz presente nas ruas como representatividade da diversidade étnica e cultural, sendo um meio de expressão da população soteropolitana desde os anos de 1549.

 

Para conversar sobre esse assunto, a Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), da FGM, convidou a Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Renata Pitombo Cidreira, a Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Márcia Maria Couto Mello e a baiana, estilista e proprietária de sua loja de roupas, Mônica Anjos. A mediação fica por conta de Edvard Passos.

 

Além da roda de conversa, esta edição do Patrimônio É... vai contar com o desfile da grife de roupas, Susy Cardoso. Com um conceito de “todo mundo pode usar tudo”, a marca tem inspiração na moda urbana, e busca trazer identidade própria no vestuário masculino e feminino.

 

Parceria Unifacs

 

A GEPAC, vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a UNIFACS - Universidade Salvador Laureate Internacional Universities, a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências didáticas e informações na área de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, dos cursos de Arquitetura, Jornalismo e Engenharia. Durante todo o ano de 2019 os alunos terão cadeiras garantidas em todas as edições do “Patrimônio é… 2019”.

 

Patrimônio É...

 

Projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão oito encontros em 2019.

 

Salvador Memória Viva

 

Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo a recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e atividades de educação patrimonial. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.

 

SERVIÇO

 

O quê: Roda de conversa de educação patrimonial Patrimônio É… com tema A Expressão da Moda em Salvador

 

Quando: 20/08, às 18h

 

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha

 

GRATUITO

 

Sobre os expositores:

 

 Renata Pitombo Cidreira – Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA (2003). Tem pós-doutorado em sociologia pela Université René Descartes (Paris V – Sorbonne/2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da mesma instituição. Autora dos livros Os sentidos da moda (Annablume, 2005) e A sagração da aparência (EDUFBA, 2011), entre outros.

 

 

 Márcia Maria Couto Mello – Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Como professora pesquisadora, coordena o Grupo de Pesquisa Cidades, Urbanismo e Urbanidades (PPDRU / UNIFACS) e na graduação ensina nos cursos de Arquitetura e Urbanismo Design de Moda e Design de Interiores. Também é Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia  (PPGAV-UFBA) e compõe o Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa de Moda (ABEPEM). Publicou vários artigos em livros, periódicos, anais e jornais especializados; apresentou sua produção científica em forma de conferências, palestras e comunicações em diversos eventos científicos locais, nacionais e internacionais.

 

 

Mônica Anjos  Baiana, estilista e proprietária de sua própria loja de roupas, Mônica Anjos é especialista em Desenvolvimento de Coleções-Tecnologia Têxtil pela Universidade Salvado (Unifacs) e tem como princípio oferecer sempre em suas coleções, roupas que valorizam a identidade pessoal independente das tendências impostas pelo mercado e pela sociedade, valorizando todos os biótipos e unindo sempre em suas coleções arte e a cultura.