Programação Cultural

Projeto "Personagens Vivos" apresenta figuras históricas da Bahia a turistas

Já se imaginou sendo conduzido pelas ruas de Salvador por Jorge Amado, ou conhecer a música baiana acompanhado por ninguém menos que Raul Seixas e Dorival Caymmi? Pois esta é a proposta do projeto "Personagens Vivos", coordenado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que resgata a história literária e musical da Bahia por meio de atores que dão vida a grandes ícones da cultura popular, sejam eles reais ou fictícios.

A intenção deste projeto, de acordo com os realizadores, é incentivar ainda mais a permanência dos turistas na cidade dando vida a lugares como o Pelourinho e a Praça da Sé, com histórias narradas por personagens que povoam a imaginação de quem já ouviu alguma história da Bahia - seja da vizinha passando com seu vestido grená ou sobre a morena descoberta por Ary Barroso na Baixa dos Sapateiros -, interagindo e encantando os visitantes, com a finalidade de difundir, valorizar e preservar a memória e o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Foi dando vida a personagens do nosso cenário cultural que nasceu a ideia de entreter turistas e baianos num espetáculo aberto, em forma de cortejo pelas ruas do Centro Antigo. Assim, quando Zumbi dos Palmares, acompanhado de seus tambores, dá as boas vindas aos turistas que chegam a Salvador, dá-se início um passeio irreverente, partindo da Praça Municipal, seguindo para a Praça da Cruz Caída, onde Carmem Miranda e Dorival Caymmi fazem uma pequena performance com a música “O que é que a baiana tem” e unem-se ao grupo. Na Praça da Sé, Castro Alves ganha vida, declama um poema, adentrando o movimento e seguindo o caminho.

No Terreiro de Jesus, Tieta dá o ar de sua graça, conta sua história e passa a integrar a turma, indo ao encontro de Raul Seixas em uma das ruas do Pelourinho. Cantando trechos de suas músicas, Raulzito conduz a comitiva até a bela Gabriela, que tem cor de cravo e canela. Jorge, o Amado, em frente à sua casa – a Fundação Jorge Amado – é anunciado pelo cortejo, convida Dona Flor e seus dois maridos, onde seguem todos ao encontro de Michael Jackson na Ladeira do Pelourinho, ao som da percussão com músicas do Olodum. Todos os personagens, juntos, encerram a ação em uma grande festa musical.

É nesse clima de descontração, história, poesia, música e magia que, de dezembro até fevereiro, Salvador recebe os turistas que chegam dos cruzeiros. A previsão dos órgãos responsáveis pelo projeto é realizar 17 apresentações com duas horas de duração cada. Toda ação é registrada por um fotógrafo e disponibilizada, posteriormente, no flickr da Prefeitura. Para facilitar a compreensão, instruir e orientar os turistas, um guia estará à disposição, acompanhando todo o trajeto.

Confira as datas previstas próximas apresentações:

Dezembro: Dia 22, às 10h; dia 23, ás 14h; dia 28, às 19h; e dia 29, às 14h.
Janeiro: Dia 5, às 10h; dia 12, às 10h; dia 13, às 14h; dia 19, às 10h; dia 26, às 10h; dia 27, às 14h; e dia 30, às 9h.
Fevereiro: Dia 16, às 10h; dia 23, às 10h; e dia 24, às 14h.

Ficha Técnica:

Direção: Alan Miranda
Figurinos e Adereços: Zaca Oliveira
Produção: Verônica Seippel e Camila Nunes

Atores:
Roberto Mezzottino – Raul Seixas
Augusto Nascimento - Vadinho
Mariana Borges – Carmen Miranda
Diogo Teixeira – Zumbi dos Palmares
Marcelo Augusto – Dorival Caymmi
Hamilton Lima – Jorge Amado
Deko Matogrosso – Teodoro (2º Esposo de D. Flor)