Pelourinho Dia e Noite

PROGRAMAÇÃO PELOURINHO DIA E NOITE – JANEIRO - DE 19 A 24

A programação cultural do Pelourinho Dia e Noite, traz uma série de atrações gratuitas nas ruas, ladeiras, praças e igrejas do Pelô, é conferir, programar e curtir!

Galeria a Céu Aberto – Todos os dias, até 31 de janeiro, no Terreiro de Jesus, o projeto Galeria a Céu Aberto apresenta fotos tiradas por Saulo Kainuma das obras do artista baiano, Leonel Mattos. O objetivo dessa mostra é, a cada dois meses, promover a exposição de arte ao ar livre de artistas baianos. As imagens estarão expostas em tempo integral para apreciação de baianos e turistas que circulam pelo Pelourinho.

Música nas Esquinas – Sexta-feira, 22, das 18h às 19h, no Cruzeiro de São Francisco, “Hora do Choro” traz novas composições de choro instrumental, bem como a interpretação dos cantados. Para quem quer conhecer um pouco mais desse ritmo genuinamente brasileiro, só aparecer! No sábado, 23, das 19h às 20h30, ensaio do Bloco Alvorada com a participação do Grupo Bambeia, pelas ruas do Pelourinho, aquecendo para o carnaval. Domingo, 24, das 18h às 19h, na Cruz do Pascoal, o grupo “Nó de Três” traz em seu repertório, versões de sambas gravados durante o séc. XX, numa roupagem mais moderna com a utilização de batidas eletrônicas como base rítmica. O grupo Nó de Três é formado por Duda Almeida - cavaquinista de Salvador (BA), ingressou no curso de graduação em Música Popular na UFBA em 2013, e lá também ensinou cavaquinho no curso de Extensão. Participou do Strawberry Festival (Burien, USA, 2014) com o Grupo Show Brazil na formação Brazilian Jazz. Ano passado, em 2014, passou a integrar o projeto RUMPILEZZINHO - Formação Musical de Jovens, dirigido pelo Maestro Letieres Leite; Jeã de Assis - percussionista, compositor, cantor e Bacharel em artes já acompanhou artistas como: Tonho Matéria, Luíz Caldas, Sarajane, Jau Peri, Margarete Menezes, Peu Meurray, Magary Lord, Negra cor, grupo Garagem no Projeto Jam no MAM e muitos outros grupos. Em 2003, participou da gravação do CD de Cheik lô, artista senegalês produzido e gravado por Carlinhos Brow no seu estúdio Ilha do Sapo, Pérolas mistas 2013/2014; e Herbert Vasconcelos, Violonista e professor, já acompanhou diversos grupos musicais, e hoje se dedica as pesquisas acadêmicas e leciona música nas escolas de rede ensino.

Poesia no Pelô – O grupo “Coisas de Ruavem com   performances de estética afro trazendo  uma arte que dialoga diretamente com as pessoas. Valorizando a arte urbana, o grupo retoma o conceito original do espaço público comum, onde há interação, diálogo, convivência mútua entre a arte e as pessoas. Quinta-feira, 21, das 19h às 21h, nas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho.

Concerto nas IgrejasDomingo, 24, das 11h às 12h, o grupo Pirombeira toca na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. O trabalho autoral do grupo transita entre temas instrumentais e canções, que surgem da reunião de ritmos regionais como baião, frevo, chula e ijexá, aliado às referências do jazz e do rock, gerando um produto musical amplo e singular. A banda é composta por Gabriel Arruti (baixo), Ian Cardoso (guitarra), João Paim (percussão), João Mendes (violão) e Rubão Nazario (bateria).

Programação Infantil – Domingo, 24, às 16h, a Programação Infantil fica por conta da trupe de O Circo na Rua, que leva apresentações circense para o Cruzeiro de São Francisco - Pelourinho. A promessa é de movimento, som, cor e integração. O grupo traz a arte de rua utilizando as ferramentas do circo.

Personagens Vivos - Terça-feira, 19 às 10h. Foi dando vida a personagens do nosso cenário artístico-literário-político-cultural que nasceu a ideia de entreter turistas e baianos num espetáculo aberto, em forma de cortejo pelas ruas do Pelô. Assim, quando Zumbi dos Palmares, acompanhado de seus tambores, dá as boas vindas aos turistas que chegam à Roma Negra, Salvador, dá-se início um passeio inovador, irreverente, partindo da Praça Municipal, seguindo para a Praça da Cruz Caída, onde Carmem Miranda e Dorival Caymmi fazem uma pequena performance com a música “O que é que a baiana tem” e unem-se ao grupo. Na Praça da Sé, Castro Alves ganha vida, declama um poema, adentrando o movimento e seguindo o caminho. No Terreiro de Jesus. Tieta dá o ar da sua graça, conta sua história e passa a integrar a turma, indo ao encontro de Raul Seixas em uma das ruas do Pelourinho. Cantando trechos de suas músicas, Raul conduz a comitiva até a bela Gabriela cor de cravo e canela. Jorge, o Amado, em frente à sua casa – a Fundação Jorge Amado – é anunciado pelo cortejo, convida Dona Flor e seus dois maridos, onde seguem todos ao encontro de Michael Jackson na Ladeira do Pelourinho, ao som da percussão com músicas do Olodum. Todos os personagens, juntos, encerram a ação em uma grande festa musical. É nesse clima de descontração, história, poesia, música e magia que, de dezembro até fevereiro, Salvador recebe os turistas que chegam dos cruzeiros. Toda ação é registrada por um fotógrafo e disponibilizada, posteriormente, no flickr da Prefeitura de Salvador. Para facilitar a compreensão, instruir e orientar os turistas, um guia estará à disposição, acompanhando todo o trajeto.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

Ø Exposição “Galeria a Céu Aberto”

Quando: Janeiro

O que: Visitação aberta à exposição de obras de Leonel Mattos Sá fotografadas por Saulo Kainuma