Pelourinho Dia e Noite

Programação Pelourinho Dia e Noite - Dezembro de 9 a 13

Nesta semana, a programação cultural do Pelourinho Dia e Noite, coordenada pela Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador, leva para as ruas do Centro Histórico diversas expressões de arte e cultura, como poesia, música, artes plásticas e muito entretenimento, com cores, aromas e sabores, para adultos e crianças.

Galeria a Céu Aberto - Circular pelo Terreiro de Jesus, Pelourinho, tem um ar mais especial: uma exposição a céu aberto! A cada dois meses, na Galeria a Céu Aberto, obras de diversos artistas baianos são apresentadas ao público pelas lentes do mago da fotografia Saulo Kainuma. O artista de dezembro de janeiro é Leonel Mattos. Dia 10, acontece a abertura da exposição deste talentoso artista. Até o dia 30 de janeiro, baianos e turistas têm a oportunidade de conhecer algumas das suas obras.

Música nas Esquinas – Pelourinho é sinônimo de cultura e arte por toda a parte! O projeto Música nas Esquinas traz dia 11, no Cruzeiro de São Francisco, das 18 às 20h, Julio Caldas que faz uma antologia ao violão tenor, instrumento de quatro cordas semelhante ao violão e ao bandolim que foi muito utilizado no Brasil a partir da década de 30, na música popular e depois no choro. Dia 12, das 19 às 20:30h, o samba de roda da Fogueirão continua a homenagem ao dia do Samba pelas ruas do Pelourinho. A Associação Cultural Fogueirão surgiu na região da Av. Vasco da Gama, na década de 80, e se apresenta durante os festejos juninos. Além de se apresentar no bairro e adjacências, o grupo realiza concurso de samba junino no Engenho Velho da Federação, a Lavagem da Rua 11 de Agosto na Av. Vasco da Gama e participa de festas populares, como o Carnaval, Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá. Fred Dantas faz performance com convidados tocando diversas composições de MPB, dia 13, na Cruz do Pascoal, das 18 às 19h.

Poesia no Pelô – dia 10, das 19 às 21h, a arte urbana do grupo Coisas de Rua, leva performances de estética afro em diversas linguagens, como poesia, dança e música percussiva, pelas ruas, bares e restaurantes do Pelô.

Concerto nas Igrejas – entrando no clima natalino, o Pelourinho Dia e Noite promove, nesta edição do Concerto nas Igrejas, o “Récitas de Natal” com o Duo M&M, dia 13, das 11 às 12h, na Igreja da Misericórdia – Museu da Misericórdia. A dupla Marilda Costa (soprano) e Moacyr Costa Filho (tenor) é formada por cantores líricos com vasta experiência no repertório camerístico, sinfônico coral e operístico que têm atuado em recitais e concertos em diversos estados brasileiros. Nas Récitas de Natal, o Duo M&M apresentará canções, árias e duetos, com enfoque nas composições tradicionais de tema natalino e haverá a participação dos instrumentistas: Afonsina Queiroz (teclado), Paulo André Mettig (violino), Taís Dantas (violoncelo), Elena Rodrigues (flauta) e Ricardo Santos (trompete). O repertório inclui árias e duetos consagrados do repertório sacro dos compositores: A.Vivaldi, J.S.Bach, G.F.Händel, W.A.Mozart e canções natalinas dos compositores: O. Barbosa, F.X.Gruber, Irving Berlin, A. L. Webber, dentre outros. Outra apresentação ocorre dia 20/12/2015, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, às 11h, também com entrada franca.

Programação Infantil – Domingo tem palhaçada? Tem sim, senhor, senhora, senhorito e senhorita! Pelourinho é para todos os públicos, de todas as idades. Domingo, 13/12, às 16h, a trupe do Circo na Rua, leva apresentações circense para o Cruzeiro de São Francciso - Pelourinho.  A promessa é de movimento, som, cor e integração. O grupo traz a arte de rua utilizando as ferramentas do circo.

Casa do Benin – Na Casa do Benin, a semana está repleta de beleza, som e sabor!

Epahei, Iansã! Salve, salve essa terra do axé! E é pedindo a bênção de Oyá, que o tradicional caruru oferecido pela Associação de Santa Bárbara, na Casa do Benin, em homenagem a Santa Bárbara, completa 10 anos. Este ano, será no dia 09, a partir das 17h. Como de costume, a distribuição é gratuita. O evento recebe o público no local, movimentando o Pelourinho, atraindo baianos e turistas não apenas pelo intercâmbio cultural que a casa promove, mas também,pela oportunidade saborosa do famoso caruru, que começa a ser preparado no próprio dia, a partir das 9h. E se todo ano ela faz tudo igual, este ano não será diferente! Basta chegar e se deliciar!

Oficinas e cursos - Curso de Bordado Barafunda, ministrado por Ekede Itana todas as quintas, só este mês.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

• Dia 09:
O que: TRADIÇÃO: 10 ANOS CARURU DE SANTA BÁRBARA NA CASA DO BENIN
Horário: 09, a partir das 17h
Onde: Casa do Benin, Pelourinho
Quanto: O valor da sua presença. GRATUITO!

• Dia 10:
 Galeria a Céu Aberto

O que: Abertura da exposição de obras de Leonel Mattos fotografadas por Saulo Kainuma
Quando: Quinta-feira, 10/12, às 16h – com visitação até dia 30/01.
Onde: Largo Terreiro de Jesus

 Poesia no Pelô
O que: Coisas de Rua
Quando: Quinta-feira, 10/12, das 19h às 21h
Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho

• Dia 11:
 Música nas Esquinas
O que: Julio Caldas
Quando: 11/12, das 18 às 20h.
Onde: Cruzeiro de São Franciso

Dia 12:
 Música nas Esquinas
O que: Fogueirão – samba de roda
Quando: 12, das 19 às 20:30.
Onde: Ruas do Pelourinho

• Dia 13:
 Música nas Esquinas
O que: Fred Dantas
Quando: 13, das 18 às 19h
Onde: Cruz do Pascoal

Concerto nas Igrejas
O que: Récitas de Natal com o Duo M&M
Quando: Domingo, 13/12, das 11h às 12h
Onde: Igreja da Misericórdia - Museu da Misericórdia

Programação Infantil
O que: O Circo na Rua