Programação Cultural

Espaços culturais do município promovem mostra artística realizada por estudantes do Centro
Na próxima quarta-feira (18), às 15h, O Espaço Cultural da Barroquinha recebe a I Mostra Artística do projeto “Amplificação dos Sentidos”. O evento terá como tema “Diálogos Compositivos entre Espaços Culturais e Escolas do Centro”.

O projeto  “Amplificação dos Sentidos”  consiste no desenvolvimento de mediação cultural pelo Espaço Cultural da Barroquinha (ECB) e Teatro Gregório de Mattos (TGM) com os públicos do entorno, visando a promover uma maior aproximação entre a população vizinha e os espaços culturais, bem como fomentar o hábito de frequentá-los. Os equipamentos são administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão da Prefeitura de Salvador.

Em sua primeira edição, o projeto contemplou alunos da Escola Estadual Ypiranga e da Escola Municipal Cosme de Farias. Os primeiros visitaram a exposição “Andro Salto – Não são todos iguais”, da fotógrafa Andréa Magnoni, que esteve em cartaz no ECB e teve como temática a diversidade sexual e de gênero. Do mesmo modo, os estudantes municipais conheceram a mostra “Amar a Lina”, de curadoria de Joãozito e Carla Zollinger, em cartaz no TGM, que tem como proposta apresentar o universo da cultura popular que inspirou o trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. Em seguida os professores desenvolveram atividades em sala de aula voltadas às exposições, com o objetivo de potencializar a percepção dos alunos e ampliar a discussão sobre os temas apresentados.

Na I Mostra Artística do projeto, os estudantes irão apresentar sob forma artística as suas impressões sobre as exposições. Os alunos da Escola Estadual Ypiranga irão exibir um vídeo, textos e fotografias sobre a diversidade. Já os integrantes da Escola Municipal Cosme de Farias realizarão apresentações de dança sobre cultura popular, contemplando números de reisado, chula e vaneirão, boi caprichoso, garantido e catira. A ação conta com o apoio da  Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves (TCA), que irão disponibilizar os figurinos. O evento é aberto ao público.

O projeto “Amplificação dos Sentidos” conta com parceria  do programa Território Empreendedor – Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O que: I Mostra Artística do projeto “Amplificação dos Sentidos”
Quando: 18 de novembro, às 15h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha – Praça Castro Alves, próximo à Ladeira do Couro.
Entrada Gratuita