Prefeitura Municipal de Salvador

Boca de Brasa

Inscrições prorrogadas para as oficinas da edição do projeto Boca de Brasa em Plataforma
 
 
Foram prorrogadas, até a próxima quarta-feira (23), as inscrições para as oficinas do projeto Boca de Brasa, que será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, em Plataforma.
 
Entre os dias 23 e 26/10, serão promovidas seis oficinas: Produção Executiva e Elaboração de Projetos, Direção Artística e Gestão de Grupos, Música Criativa, Grafite, Dança de Rua e Criação Literária (poesia, prosa, dramaturgia e roteiro). No domingo (27), das 16 às 21h, os resultados artísticos das oficinas desenvolvidas vão ser apresentados em um palco móvel a ser instalado na Praça São Braz.

As inscrições são gratuitas e podem se inscrever artistas residentes do bairro e adjacências que tenham idade mínima de 16 anos e pelo menos um ano comprovado de atuação na área cultural. As propostas serão submetidas a um processo de seleção, realizado pelos professores, que formarão turmas compostas por 30 alunos cada. O resultado será publicado no dia 22/10, no site da FGM.


Oficinas Culturais
 
A oficina de Produção Executiva e Elaboração de Projetos será realizada entre os dias 23 e 25/10, das 16 às 21h, na sala 1 do Centro Cultural de Plataforma. Organizada pela especialista em Produção e Gestão Cultural, Carolina Dantas, a proposta é discutir o projeto cultural como um processo técnico, conceitual e criativo, com foco na sua estrutura geral de apresentação, considerando etapas, como cronograma e orçamento. Também serão abordados temas, como contrapartida social, inscrições em leis de incentivo, editais de empresas e fundos de cultura, bem como o projeto executivo (texto, cotas de apoio/patrocínio e contrapartidas de marketing), a “hora de realizar” e o papel do produtor da pré à pós-produção.

A oficina de Direção Artística e Gestão de Grupos vai ser ministrada entre os dias 23 e 25/10, das 16 às 21h, na Associação de Moradores de Plataforma (Ampla). Nela, o roteirista, dramaturgo e diretor artístico Elísio Lopes Jr. irá identificar a diferença entre criação e gestão e aspectos da direção artística (prática de ensaio,  jogos criativos para autores, atores e diretores e prática de método de ensaio para teatro). Além disso, será discutido o conceito e a prática de estéticas próprias, baseados em estudos de grupos e seus referenciais estéticos, buscando caminhos para a sobrevivência de equipes.

Já a oficina de Música Criativa acontecerá entre os dias 23 e 26/10, das 17 às 21h, no Salão Paroquial de Plataforma, e terá dois professores. O primeiro é o cantor Saulo Fernandes, que dará a aula de estréia, e, nos dias seguintes, o maestro, compositor, arranjador e professor de música, Sérgio Souto irá conduzir o trabalho. Os encontros visam a promover trocas de conhecimentos e experiências e realizar atividades de iniciação e/ou qualificação em música.
 
Nos dias 23 a 25/10, das 16 às 21h, a área externa do Centro Cultural de Plataforma será palco da oficina de Grafite, que será liderada pelo artista baiano Lee 27. Ele irá apresentar aos alunos o mundo do grafite e da cultura Hip hop, com foco no universo baiano. Além disso, irá desenvolver atividades que incentivem o desenvolvimento da coordenação motora, ensinar a criação de letras e personagens e a organização de mural.

As aulas da oficina de Dança de Rua serão realizadas nos dias 23 a 26/10, das 17 às 21h, na sala de dança do Centro Cultural de Plataforma. Através de métodos teóricos e práticos, o arte educador coreografo e dançarino, Ananias Break, irá ensinar técnicas e fundamentos básicos da dança nas modalidades Popping e Breaking (ritmos e expressão corporal), bem como mostrar a história da dança de rua através da exibição de filmes e slides e estimular a reflexão sobre a dança.

A oficina de Criação Literária será tutorada pelo poeta, escritor, professor, performer e ativista político e cultural, Alex Simões (alexsim), entre os dias 23 e 25/10, das 16 às 21h, na sala de leitura do Centro Cultural de Plataforma. Partindo do repertório da música popular brasileira e de ritmos mais contemporâneos, como o rap e o funk, as aulas irão mostrar como as noções de verso, ritmo, metro, esquemas rímicos, etc estão presentes na poesia e na música popular e como eles se complementam para a renovação dessas linguagens. Também serão discutidos conceitos básicos para a apreciação da poesia e da letra musical e, ao final do curso, vai ser promovido um sarau performático sobre o repertório trabalhado na oficina e com a produção dos alunos.
 

INSCREVA-SE AQUI