Projeto Boca de Brasa

Plataforma recebe primeira edição do Boca de Brasa

A partir da próxima segunda-feira (14) os artistas e grupos culturais de Plataforma e redondezas poderão se inscrever nas oficinas do projeto Boca de Brasa, o qual será realizado no bairro entre os dias 23 e 27 de outubro.

Serão ministradas oficinas de Produção Executiva e Elaboração de Projetos, Direção Artística e Gestão de Grupos, Criação Musical, Grafite, Dança de Rua e Criação Literária (poesia, prosa, dramaturgia e roteiro) no período de 23 a 26 de outubro. Cada turma irá conter 30 alunos. No domingo (27), os resultados artísticos das oficinas realizadas serão apresentados em um palco móvel a ser inserido em local estratégico da região.

As inscrições estarão abertas entre os dias 14 e 18 de outubro, ou até completarem as turmas, e somente poderão ser feitas online aqui. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 16 anos e ter pelo menos um ano comprovado de atuação na área cultural do bairro.

Os candidatos serão submetidos a um processo de seleção e os aprovados serão conhecidos a partir do dia 21, no site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br.

Histórico: Em 1986, o projeto Boca de Brasa foi criado pela FGM para fomentar a cultura na periferia de Salvador, com o foco no resgate da cidadania, através do incentivo ao desenvolvimento das diversas manifestações artísticas de cada região. Contava com uma estrutura com quatro carros-palco e uma equipe de profissionais de diversas áreas artísticas que iam até os bairros periféricos. Interagindo com as lideranças, associações e grupos locais, contemplavam as mais diversas manifestações artístico-culturais da área. Em 2003, o projeto foi suspenso após a realização de 600 apresentações.

Idealizado por Roberto Pinho e Wally Salomão e coordenado por Bertrand Duarte e Walter Seixas, o projeto Boca de Brasa foi inaugurado com a montagem da ópera “Gregório de Mattos, de Guerras”, do diretor Márcio Meireles. Duzentos atores fizeram parte da seleção que escolheu trinta e sete deles para a formação do elenco. O espetáculo homenageava os 350 anos de nascimento do poeta baiano e contava a sua história. O projeto abrigava uma série de iniciativas relacionadas à dramatização, montagem de peças, oficina de atuação, seminários e criação de um acervo de textos teatrais de autores baianos.

Reconhecendo a importância da iniciativa e sua contribuição para o desenvolvimento do campo cultural de Salvador, a FGM relançou o projeto, no dia 25 de setembro, em cerimônia realizada na Praça Municipal, com a presença de autoridades municipais e artistas. O Boca de Brasa foi ampliado e prevê a realização de um mapeamento cultural, que possibilitará a identificação e incentivo a grupos e coletivos. Uma rede de comunicação entre os grupos será criada para facilitar a mobilidade entre eles. Assim, o grupo de um bairro vai para outro e vice-versa. Além disso, o projeto contempla o Edital Boca de Brasa, que vai dar suporte técnico e financeiro a grupos selecionados nas comunidades visitadas pelo projeto.

Em 2013, o Boca de Brasa será realizado em mais dois bairros, que são Cajazeiras (06 a 10/11) e Boca do Rio (04 a 08/12).

Saiba mais sobre o Boca de Brasa aqui