Prefeitura Municipal de Salvador

Monumentos Históricos

Prefeitura entrega Busto Cosme de Farias à população

 

busto_cosme_farias_site

 

 

Depois de garantir a volta da mais antiga escultura em homenagem ao Rei do Futebol, o jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, situada na Arena Fonte Nova, a Prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira (02), às 10h30, o busto de Cosme de Farias. O busto, que fica localizada na praça de mesmo nome, no bairro de Brotas, foi restaurada através do Programa Fontes e Monumentos, desenvolvido pela Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes). Estiveram presentes na solenidade de entrega o prefeito ACM, o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani e o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.


Durante a cerimônia foram apresentadas as obras a serem restauradas e os prazos para entrega de cada uma. De acordo com Bellintani, um total 100 monumentos serão recuperados até o final de 2016, com um investimento de R$2,5 milhões. “Esta é a verba que nós temos assegurada para esta primeira fase. Contudo, estamos viabilizando um novo orçamento para que possamos fazer pequenos reparos nas outras obras de arte da cidade”, explicou.

 

Desafio - O secretário também fez questão de destacar que o grande desafio da Prefeitura para a manutenção e conservação das peças é o alto índice de vandalismo, danificando boa parte das obras, a exemplo do que aconteceu com a estátua de Pelé que teve os braços arrancados em 2007. “Para conter esse tipo de ação e despertar o sentimento de preservação na população, o Fontes e Monumentos contará com a participação da comunidade local”, ressaltou.

 

Segundo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o programa contará com duas fases, a de restauração e a segunda de preservação, quando será imprescindível o envolvimento da população. “Vamos eleger um padrinho para cada obra, que será o porta-voz da Prefeitura no local e irá notificar qualquer intercorrência”, enfatizou. Guerreiro destacou também que envolver a população nesse processo é convidá-la a ocupar o espaço público e responsabilizá-la pela sua conservação, ou seja, estimulá-la a ser mais cidadã.

 

Serviços - O busto de Cosme de Farias foi confeccionado em bronze, em 1959, pelo artista plástico Jair Brandão, e passou por uma limpeza especial, com jateamento, patina, entre outros serviços. Já o pedestal metálico, que se encontrava em estado avançado de degradação, foi recuperado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal). A última recuperação do monumento foi realizada em 2007.

 

Abaixo, lista dos monumentos e fontes entregues até o final do ano:

Bustos
Dodo e Osmar
Cosme de Farias
Presciliano Silva
D. João VI

Esculturas
Cetro da Ancestralidade
Cruz da Galícia
Vinícius de Moraes
Ode a Jorge Amado

Estátuas
Jesus Cristo Redentor
D. Pedro II
Pelé
Thomé de Souza

Fontes
Magem do Dique
Tororó
Fonte de Nazaré
Fonte da Praça da Sé

Hermas
Mal Castelo Branco
Conselheiro Almeida Couto

Monumentos
Panteon de Pirajá