Monumentos Históricos

Prefeitura entrega Busto Cosme de Farias à população

busto_cosme_farias_site

Depois de garantir a volta da mais antiga escultura em homenagem ao Rei do Futebol, o jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, situada na Arena Fonte Nova, a Prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira (02), às 10h30, o busto de Cosme de Farias. O busto, que fica localizada na praça de mesmo nome, no bairro de Brotas, foi restaurada através do Programa Fontes e Monumentos, desenvolvido pela Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes). Estiveram presentes na solenidade de entrega o prefeito ACM, o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani e o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Durante a cerimônia foram apresentadas as obras a serem restauradas e os prazos para entrega de cada uma. De acordo com Bellintani, um total 100 monumentos serão recuperados até o final de 2016, com um investimento de R$2,5 milhões. “Esta é a verba que nós temos assegurada para esta primeira fase. Contudo, estamos viabilizando um novo orçamento para que possamos fazer pequenos reparos nas outras obras de arte da cidade”, explicou.

Desafio - O secretário também fez questão de destacar que o grande desafio da Prefeitura para a manutenção e conservação das peças é o alto índice de vandalismo, danificando boa parte das obras, a exemplo do que aconteceu com a estátua de Pelé que teve os braços arrancados em 2007. “Para conter esse tipo de ação e despertar o sentimento de preservação na população, o Fontes e Monumentos contará com a participação da comunidade local”, ressaltou.

Segundo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o programa contará com duas fases, a de restauração e a segunda de preservação, quando será imprescindível o envolvimento da população. “Vamos eleger um padrinho para cada obra, que será o porta-voz da Prefeitura no local e irá notificar qualquer intercorrência”, enfatizou. Guerreiro destacou também que envolver a população nesse processo é convidá-la a ocupar o espaço público e responsabilizá-la pela sua conservação, ou seja, estimulá-la a ser mais cidadã.

Serviços - O busto de Cosme de Farias foi confeccionado em bronze, em 1959, pelo artista plástico Jair Brandão, e passou por uma limpeza especial, com jateamento, patina, entre outros serviços. Já o pedestal metálico, que se encontrava em estado avançado de degradação, foi recuperado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal). A última recuperação do monumento foi realizada em 2007.

Abaixo, lista dos monumentos e fontes entregues até o final do ano:

Bustos
Dodo e Osmar