Boca de Brasa é relançado na Praça Municipal

Boca de Brasa chegará em Plataforma, Boca do Rio e Cajazeiras em 2013

fernando_boca

Plataforma, Boca do Rio e Cajazeiras serão os primeiros locais a receber a reedição do projeto Boca de Brasa, iniciativa relançado hoje (25) em palco móvel na Praça Municipal e que incentiva as manifestações culturais nos bairros. Plataforma receberá o evento de 23 a 27 de outubro; Boca do Rio, de 6 a 10 de novembro; e Cajazeiras, de 4 a 8 de dezembro. De quarta a sábado, serão realizadas oficinas nos três turnos. No domingo, serão feitas apresentações como resultado das oficinas realizadas nos dias anteriores.

Participaram do relançamento do projeto, que contou com apresentação especial do cantor Saulo, o prefeito ACM Neto, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro. O ex-prefeito Mario Kértesz, que implantou o projeto na década de 80 do século passado, foi homenageado durante o evento.

"Eu estou muito feliz com a volta do Boca de Brasa. Um projeto inovador e revolucionário, que permitia à população mais carente participar de atividades culturais na periferia de Salvador. A maior prova de que é um projeto forte e importante é que a administração de ACM Neto teve a visão de incorporá-lo, apesar de ter sido desprezado por anos. E, mais do que isso, a administração atual relança-o sem negar sua autoria, coisa comum e frequente no meio político. Ele poderia mudar o nome ou até mantê-lo, mas sem dar o reconhecimento aos responsáveis pela sua implantação. Fico alegre e tenho a certeza de que dará grandes frutos à cidade", afirmou o ex-prefeito Mário Kértesz, que retornou à Prefeitura depois de 25 anos.

Até julho, o investimento no projeto será de R$ 1 milhão. Nesse mesmo mês, acontecerá um grande festival com os destaques do projeto. A partir disso, serão investidos R$ 2 milhões por ano. “Esse é um projeto estratégico na área da cultura e que vai contemplar e estimular a produção artística nos bairros periféricos, estimulando e disseminando a cultura, o que é o espírito desse projeto inovador”, disse o prefeito.

“Este é um momento histórico para Salvador, pois estamos retomando um projeto que, durante décadas, incentivou a cultura na cidade. A partir de agora, a arte produzida nas áreas periféricas irão ganhar visibilidade, fazendo de Salvador um verdadeiro caldeirão cultural.”, complementou Fernando Guerreiro, presidente da FGM.

Os bairros selecionados estão situados em regiões de grande densidade demográfica, carente de recursos, com muita movimentação artística, como informa o presidente. As oficinas e palestras vão ser realizadas nas escolas e espaços culturais de cada bairro. “Estamos implantando uma política cultural para o município que prevê projetos que deixam algum legado para a cidade e que possa ultrapassar gestões. Por isso a importância de retomar alguns projetos do passado, a exemplo do Boca de Brasa, um dos mais importantes projetos de cultura que Salvador já teve”, destacou Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura. “Estamos implantando uma política cultural para o município que prevê projetos que deixam algum legado para a cidade e que possa ultrapassar gestões. Por isso a importância de retomar alguns projetos do passado, a exemplo do Boca de Brasa, um dos mais importantes projetos de cultura que Salvador já teve”, destacou Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.

saulo_boca

As oficinas ministradas são: produção cultural, direção artística e gestão de grupos, criação musical, grafite digital, danças de rua e criação literária. Elas vão fazer parte de um mapeamento cultural, que possibilitará a identificação e incentivo a grupos e coletivos. Uma rede de comunicação entre os grupos será criada para facilitar a mobilidade entre eles. Assim, o grupo de um bairro vai para outro e vice-versa. Já o Edital Boca de Brasa vai dar suporte técnico e financeiro a grupos selecionados nas comunidades visitadas pelo projeto.

Os destaques do projeto serão apresentados num grande encontro anual na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, sempre em julho. Em 2014, serão contempladas duas localidades de cada Prefeitura-Bairro. São elas: Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã/Ipitanga; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade/São Caetano; Cabula/Tancredo Neves; Pau da Lima; e Valéria.