Reforma do Teatro Gregório de Matos

Teatro Gregório de Matos será reaberto em março de 2014

reforma_tgm

A partir de março de 2014, a população vai voltar a usufruir do Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves. O termo que garante a reabertura do teatro, fechado há cinco anos, foi assinado na tarde desta segunda-feira (16) entre a Prefeitura e o Banco Itaú, através do Programa de Adoção de Equipamentos Públicos Culturais e Turísticos do Município do Salvador. O acordo, estimado em R$2,5 milhões, prevê também a recuperação da área localizada no seu entorno.

A ideia de revitalização contempla todo complexo cultural presente na região, formado também pelo Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e o Espaço Cultural da Barroquinha. Neste sentido, será realizado um trabalho de interação entre os espaços e de valorização do seu entorno, incluindo a Ladeira da Barroquinha e as escadas que dão acesso aos espaços, bem como a Praça Castro Alves.

Além disso, foi anunciada uma  novidade, que será a instalação de um projetor do lado de fora do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, com programação própria e gratuita para quem circula na região, dando mais vitalidade para o espaço externo dos equipamentos e para a área como um todo.

O prefeito ACM Neto destacou a importância do apoio da iniciativa privada na revitalização de espaços e equipamentos culturais e turísticos da cidade. “A Prefeitura sozinha não tem condições e nem orçamento para fazer tudo e, por isso, temos buscado a iniciativa privada para ampliar os investimentos na área cultura, a fim de melhorar os espaços públicos e a infraestrutura de Salvador. O coração da cidade, onde pulsa a cultura, a arte e a religiosidade é o Centro Antigo e a restauração do teatro irá contribuir com a revitalização do local”, destacou o prefeito.

Segundo o secretario de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, o Teatro Gregório de Matos será o marco para o programa de adoções através de parceria entre a Prefeitura e o setor privado, o que irá movimentar o setor cultural. “A revitalização do teatro é um exemplo do novo conceito de gestão da cultura que estamos implementando em Salvador. Com a revitalização do complexo, teremos música, teatro, artes visuais e cinema em um só lugar, fazendo com que toda a região respire um ar cultural”, afirmou.

Para o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, o Gregório de Matos tem uma importância vital para a cultura da cidade. “Esse é um momento muito importante, pois iremos devolver à cidade o único teatro municipal que ela possui, com infraestrutura de ponta, mantendo o seu formato original, que contempla uma galeria e um espaço multiuso. Ao unir os três espaços culturais, iremos também incentivar a ocupação da área onde se localiza a Praça Castro Alves, um dos locais mais lindos de Salvador”, salientou.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Governos do Itaú Unibanco, Cícero Araújo, o fato de a Praça Castro Alves e o entorno serem ícones históricos e culturais de Salvador foram determinantes para a concretização dessa parceria com a Prefeitura. “Como o incentivo ao acesso à cultura é uma das causas do Itaú, essa parceria é um esforço da instituição em incentivar a população da cidade a ter orgulho e frequentar ainda mais esses espaços”, comemorou.

Projeto - Dentro do projeto de revitalização do teatro, originalmente idealizado pela arquiteta Lina Bo Bardi, será contemplada a parte de infraestrutura, envolvendo  equipamentos sonoros, de iluminação cênica e expositiva, bem como a climatização do espaços e as instalações elétricas. Já para a Praça Castro Alves, haverá uma reorganização do espaço público, com restauração do piso em pedra portuguesa, remanejamento do busto de Dodô e Osmar, para dar mais destaque à obra e a criação de um espaço para a instalação de quiosques e uma área de convivência.

Na área da Barroquinha, serão realizadas intervenções na escada de granito, bem como a calçada em pedra portuguesa branca. Vale destacar que todas as características originais das construções, como as pedras portuguesas e o muro de arrimo da Igreja da Barroquinha, serão mantidas.

A negociação para a adoção do Teatro Gregório de Matos foi realizada através de chamamento público no Diário Oficial do Município e avaliada por uma comissão composta por diversos órgãos municipais. As obras que serão realizadas no entorno, vão seguir as especificações e orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tendo em vista que o local é tombado.

As obras, com inicio em outubro, serão acompanhadas pela Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), que gere o equipamento.

Histórico - O Teatro Gregório de Matos foi criado no espaço do antigo Cabaré Tamaris, que teve seu auge entre as décadas de 50 e 60, na Praça Castro Alves, Centro de Salvador. O prédio, antes único, foi posteriormente dividido e hoje abriga o teatro e um complexo com cinco salas de cinema. Seu nome é em homenagem àquele que é considerado o primeiro poeta brasileiro, o soteropolitano nascido em 1633, Gregório de Matos Guerra, conhecido como “Boca do Inferno”, pelas colocações e críticas à cerca da sociedade da época encontradas em suas poesias.

Em 1979 o teatro foi reinaugurado, mas só tinha um andar. O novo formato só aparece em 1988, com o projeto da arquiteta italiana Lina Bo Bardi já com dois andares, um andar térreo para exposições e o outro para exibição de peças de teatro. O projeto de Lina Bo Bardi, idealizado de uma arquitetura despojada, oferece ao espectador a possibilidade de participação no espetáculo, visto que o seu formato é uma  arena  para 300 pessoas.

Já na década de 90, o espaço passou por nova reforma e foi reaberto com um espetáculo marcante da diretora alemã radicada na Bahia, Nehle Franke.